Aplicativos ajudam a planejar viagens e melhoram a mobilidade urbana

A tecnologia que ajuda a planejar a viagem e chegar mais rápido ao destino conquista cada vez mais os passageiros dos transportes públicos. Aplicativos com informações on-line sobre posicionamento de veículos, intervalo entre os coletivos, ocupação, trajeto e possibilidades de integração com outros modais são as ferramentas do momento para melhorar a mobilidade urbana. Rio Bus, Moovit, Vá de ônibus, Meu BRT, MetrôFácil , Próximo trem, entre outros, são alguns exemplos dos softwares à disposição dos usuários.

A advogada Gabriela Ferreira Itaparica consulta o aplicativo Rio Bus, criado pelo estudante de Ciência da Computação da UFRJ Fred Souza, para saber se o ônibus que ela aguarda vai demorar a chegar. “É muito prático e posso me programar para não me atrasar nos meus compromissos”, explica.

Com dados do GPS da localização de quem está esperando e as informações sobre os ônibus fornecidas pela Prefeitura, é possível prever em quanto tempo o coletivo vai chegar ao ponto. No caso dos ônibus, todos os veículos são monitorados por GPS do Centro de Operações da Prefeitura (COR), com dados públicos.

Para ajudar na escolha do melhor trajeto, a engenheira de Transportes Eva Vider, professora da Escola Politécnica da UFRJ, recomenda aplicativos que forneçam dados em tempo real sobre rotas, horários, custos e tempos de viagem.  “O que mais interessa para os passageiros são as condições de trânsito, alternativas em caso de engarrafamentos, regularidade da operação dos modais, bem como da ocupação média nos veículos atualizados, e preços de tarifas”, destaca. A professora acrescenta ainda que os dados, para serem mais precisos e relevantes, devem ser apresentados em plataformas interconectadas, como rádios, TVs, redes sociais, fanpages, e-mails, SMS, câmeras, jornais, telefones, celulares etc.

O Vá de ônibus, por exemplo, fornece os itinerários das mais de 700 linhas de ônibus do Rio e está disponível como site e aplicativo com versões para os sistemas Android e IOS. Além de linhas das 19 cidades da região metropolitana do estado do Rio, o usuário pode consultar as melhores rotas com o menor número de transbordos e as menores tarifas. A ferramenta tem mais de 12 mil pontos de embarque, com informações sobre vários modais de transporte. É possível planejar a viagem incluindo também o metrô, o trem e as barcas.

O MetrôFácil e o Próximo trem disponibilizam horários, estações, situação da operação e ajudam a planejar a viagem  dentro da rede de metrô e da rede de trens metropolitanos, respectivamente.

Quem vai viajar pode usar o Moovit, que reúne informações sobre o transporte público de diversas partes do mundo. São 600 cidades de 60 países. No Brasil, 40 municípios fazem parte da base do aplicativo. É possível pesquisar as linhas, horários e rotas. Colocando a origem e o destino, ele guia o interessado até o ponto de ônibus e avisa na hora que tem que descer.

Foto: André Gomes de Melo/Fotos Públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: