Sindicato cobra da Prefeitura instalação de temporizadores nos corredores do BRT

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio), Sebastião José, encaminhou nesta quarta-feira (2/05) ofício solicitando encontro de emergência com o prefeito Marcelo Crivella para tratar da instalação de temporizadores nas calhas do BRT. A informação é do jornal Extra.

O equipamento evita que os motoristas dos ônibus articulados avancem o sinal e sejam multados por isso. A categoria alega que fica impossível parar o BRT, devido o seu tamanho, quando ele está em movimento e o sinal passa de amarelo para vermelho.

Segundo o presidente do Sindicato, o ex-secretário municipal de Transportes, Fernando MacDowell, prometeu, em agosto do ano passado, a abertura de uma sindicância para apurar as multas já aplicadas de avanço de sinal, em um total de quatro mil. O valor da infração é descontado dos contracheques dos motoristas pelas empresas.

Sebastião explicou que um ônibus do BRT tem 37 metros e pesa cerca de 30 toneladas vazio e 65 toneladas cheio. Esse é o tamanho de um vagão de trem. Ele disse ainda que quando o sinal passa de amarelo para vermelho a uma distância de 100 metros, é impossível que o motorista consiga parar imediatamente, o que poderia causar um acidente grave; prova disso é que a maioria das multas é de fotos das placas traseiras dos veículos.

Para o presidente do Sintraturb-Rio, mais importante que cancelar as multas seria a instalação desses temporizadores em toda a extensão dos corredores. Ele informou ainda que essa questão já foi detalhada em ofício enviado ao prefeito no ano passado, mas até agora não obteve nenhuma resposta.

Foto: Beth Santos/ Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: