SuperVia vai expandir sistema de pagamento de passagem via cartão de débito ou crédito

A SuperVia prevê implantar em dez estações ferroviárias até o fim do ano a tecnologia contactless, que permite o pagamento de passagens pela simples aproximação de cartões de débito ou crédito. O objetivo da empresa, com a medida, é reduzir o custo operacional, com efeito benéfico ao usuário no processo de revisão tarifária quinquenal, além de elevar a segurança dos passageiros e dos funcionários da companhia.

O diretor financeiro da SuperVia, Herbert Quirino, disse ao jornal Valor Econômico que, em uma estimativa conservadora, caso 4% do total de usuários da companhia (24 mil dos 600 mil usuários/dia) passem a adotar a medida, a economia de custos nas bilheterias e com transporte de valores será de R$ 7 milhões ao ano.

A SuperVia é a primeira empresa de transporte público do Rio a usar esse modelo de pagamento. A tecnologia já está em funcionamento desde fevereiro em seis das maiores estações da concessionária – Central, São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro, Madureira e Deodoro.

A concessionária planeja lançar um projeto piloto até o fim do ano, que permita ao usuário pagar as tarifas por meio de aplicativo, pelo smartphone, e gerar um “QR Code”, que lhe dará acesso às estações. O investimento para a implantação do sistema é de R$ 1,3 milhão.

Foto: Tânia Rêgo/ Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: