Associação de empresas de ônibus apoia proposta do governo

O acordo firmado com o governo para o fim da greve dos caminhoneiros, nesta quinta-feira (25/5), foi considerado um avanço nas negociações para a redução dos preços dos combustíveis pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A associação aprovou o recuo de 10% no preço do óleo diesel, os intervalos de 30 dias para os reajustes, além do congelamento por um mês dos preços praticados hoje. “A redução neutraliza os reajustes dos últimos 45 dias, e a periodicidade maior para as correções permitem um mínimo de previsibilidade para as empresas operarem”, comenta o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. Para a ele, a maior dificuldade enfrentada, hoje, pelo setor é conseguir normalizar o serviço diante do desabastecimento do óleo diesel.

De acordo com Cunha, a expectativa é de que o abastecimento do combustível se normalize em 48 horas. Entretanto, segundo a NTU, será necessário empenho das autoridades nos estados e municípios para priorizar o fornecimento do óleo diesel para o transporte público. “Enquanto isso, as empresas estão em contato direto com a NTU, informando os esforços empreendidos para manter os ônibus nas ruas”, destaca o presidente.

A NTU participou da reunião desta quinta-feira (25/5) no Palácio do Planalto, com representantes dos caminhoneiros, das empresas de transportes de carga e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes) para tratar do fim da paralisação.

Pezão reduz ICMS para diesel

O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) anunciou redução de 16% para 12% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel em troca da suspensão do movimento nas rodovias do estado. A redução será publicada em decreto no Diário Oficial de segunda-feira. A intenção do governo é de igualar a alíquota ao que é praticado pelo Estado de São Paulo. Segundo Pezão, essa é uma reivindicação antiga da categoria. Entretanto, mesmo depois do acordo, um grupo de caminhoneiros autônomos continua a bloquear a saída dos caminhões-tanque da Reduc, na Rodovia Washington Luís, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Transtornos para passageiros

No Rio, só 47% dos coletivos do Rio estão circulando e em todo o estado, apenas 50% da frota estão nas ruas. O gerente de Planejamento e Controle de Operações da Federação, Guilherme Wilson, informou que, se os ônibus não forem reabastecidos, não circularão na segunda-feira (28/5).

Os passageiros que utilizam o sistema BRT são os mais afetados. A concessionária responsável pelo serviço informou que apenas 30% dos ônibus estão rodando. Como aconteceu nesta quinta-feira (24/5), 40 estações estão fechadas nos trechos da Avenida Cesário de Melo e entre Madureira e o Galeão.

Foto: Valter Campanato/Agência brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: