Rio entra em estágio de atenção devido à falta de combustível

A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 16h30 desta sexta-feira (25/5). O Centro de Operações da Prefeitura (COR) informou que, com a manutenção da greve dos caminhoneiros, o desabastecimento de combustível já afeta drasticamente a mobilidade no município. A Prefeitura recomenda que a população utilize os serviços da SuperVia, MetrôRio e VLT carioca.

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa que um ou mais incidentes impactam, no mínimo, uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade.

Operação dos transportes públicos

A Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus, opera com 50% do total da frota. Segundo o sindicato, as empresas estão empenhando todos os esforços para que a população não seja prejudicada, chegando até a abastecer os coletivos em postos de gasolina comuns, em muitos casos, mesmo com o preço do óleo diesel superior ao habitual.

Já o BRT opera com 30% do total da frota.  Segundo o Consórcio BRT, o serviço de transporte está operando com aproximadamente 30% da frota na tarde desta sexta-feira. Pela manhã, o percentual era de 43%. Os serviços no eixo da Avenida Cesário de Melo e no trecho entre Madureira e Galeão permanecem interrompidos, com 40 estações fechadas.

De acordo com a Rodoviária Novo, algumas viagens podem sofrer alterações nos horários. A recomendação é que o passageiro, que ainda não comprou sua passagem, entre em contato com as empresas de ônibus antes de se direcionar aos guichês. Até o momento, não há registro de viagens canceladas.

A SuperVia reajustou a grade horária das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, operadas por locomotivas movidas a óleo diesel. Hoje, algumas viagens serão suprimidas e neste sábado e domingo, não haverá circulação.

As linhas 1, 2 e 4 do metrô e as linhas 1 e 2, do VLT, operam normalmente.

A CCR Barcas adotou medidas de contingência no transporte aquaviário nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, para minimizar os impactos da crise. Na linha Arariboia, o serviço será interrompido no fim de semana (26 e 27 de maio), e nas linhas Charitas, Paquetá e Cocotá, haverá o cancelamento de algumas viagens. As medidas, que foram autorizadas pela Secretaria de Estado de Transportes, vão gerar uma redução de 8% no número de travessias realizadas pela Concessionária regularmente. Não haverá viagens neste fim de semana (26 e 27/5) para Niterói.

Confira as alterações:

Linha Arariboia – Não haverá viagens no fim de semana (26 e 27 de maio). Nos dias úteis (25 e 28 de maio), a grade permanece inalterada.

Linha Charitas – Nos dias 25 e 28 de maio, no sentido Charitas-Praça XV, as viagens programadas para as 10h30 e 11h30 não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Charitas, as viagens programadas para as 11h e 12h não serão realizadas. Os demais horários permanecem inalterados.

Linha Cocotá – Nos dias 25 e 28 de maio, no sentido Cocotá-Praça XV, as viagens programadas para as 7h e 9h20 não serão realizadas, permanecendo a viagem programada para as 8h; e no sentido Praça XV-Cocotá, as viagens programadas para as 17h30 e 19h50 não serão realizadas, permanecendo a viagem programada para as 18h40.

Linha Paquetá – Nos dias úteis (25 e 28), no sentido Paquetá-Praça XV, as viagens programadas para as 5h30, 7h30, 16h30 e 21h não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Paquetá, as viagens programadas para as 8h30, 15h30 e 20h não serão realizadas. No fim de semana (26 e 27 de maio), no sentido Paquetá-Praça XV, as viagens programadas para as 10h, 13h, 14h30, 17h30, 20h30 e 23h30 não serão realizadas; e no sentido Praça XV-Paquetá, as viagens programadas para as 8h30, 11h30, 14h30, 17h30, 20h30 e 0h não serão realizadas.

A CET-Rio informa que, devido à necessidade de redução de gasto de combustível, haverá suspenção dos fechamentos dos túneis para manutenção até a normalização do abastecimento.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: