Crivella abre a Velo-city, maior conferência mundial sobre bicicleta

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, abriu oficialmente, nesta terça-feira (12/6), a Velo-city, a maior conferência do mundo sobre bicicleta. O evento será realizado de terça a sexta-feira no Armazém 3 do Pier Mauá, na Zona Portuária, com debates de temas relacionados à sustentabilidade e à inclusão, com foco na bicicleta como transporte. Na abertura da cerimônia, Crivella disse que a meta é ampliar em 20 quilômetros, até 2020, a malha cicloviária do Rio. “Esperamos que a economia volte a girar, que voltemos a arrecadar mais impostos. Pode ter certeza de que a bicicleta será prioridade no meu governo”, declarou.

O prefeito comentou ainda a suspensão da greve dos rodoviários, que voltaram ao trabalho nesta terça-feira, e a exigência da categoria de que ele regulamente a lei que acaba com a dupla função. “Para mim, que desejo emprego na cidade, seria ótimo. A câmara de vereadores votou e eu posso implementar (a lei) a qualquer momento, mas preciso que isso seja feito de maneira escalonada, porque os empresários enfrentam um problema sério de viabilidade econômica. Só nesses últimos meses fecharam 14 empresas. E fechando empresas há prejuízo para motoristas, cobradores e passageiros. Temos o maior interesse na volta dos trocadores, mas isso precisa ser feito de maneira viável, com sustentabilidade”, declarou.

Programação da Velo-city

Este ano, o tema da Velo-city, que começou em 1980, na Alemanha, é “Aprenda a viver para alcançar Felicidade e Qualidade de Vida, pois precisamos Integrar a Vida e o Transporte gerando uma Economia Viva. A cidade do futuro é uma cidade com Acesso à Vida”. Os debates e palestras serão sobre educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas de todo o mundo. Também serão apresentados 165 trabalhos acadêmicos de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil de vários países. O presidente da ECF (Federação Europeia de Ciclismo ), Manfred Neun, disse que, depois de realizar a Velo-city na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia, o Conselho da ECF tomou a decisão unânime de promover uma edição sul-americana da Velo-city e que o Rio foi a escolha mais evidente.

Foto: Prefeitura/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: