Controle das gratuidades nos transportes será por biometria

O controle das gratuidades nos transportes públicos municipais será feito por identificação biométrica, para evitar fraudes no cartão de bilhetagem eletrônica. A decisão da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) foi divulgada em resolução no Diário Oficial, nesta quarta-feira (28/8).

De acordo com a Prefeitura, o cadastro biométrico será realizado nos postos Riocard de forma gradativa, evitando transtornos aos usuários. A SMTR explica que não haverá nenhuma validação biométrica no momento do embarque. “O processamento, validação biométrica e ações contra fraude acontecerão após a viagem, garantindo total lisura ao processo”.

Os equipamentos para o controle das gratuidades e dos benefícios tarifários serão custeados pelas concessionárias e permissionárias dos serviços de transporte.

Segundo a Lei Orgânica do Município, têm direito à gratuidade os maiores de 65 anos de idade, estudantes universitários, alunos uniformizados da rede pública dos Ensinos Fundamental e Médio e pessoas com deficiência ou doenças crônicas, que necessitam de tratamento continuado, e respectivo acompanhante, quando for preciso.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: