Dia mundial sem carro será celebrado com passeio ciclístico

A comemoração do Dia Mundial Sem Carro, neste sábado (22/9), será marcada por um passeio ciclístico da Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça XV, no Centro, a partir das 9h30. A pedalada será o ato de lançamento, pela Prefeitura, da campanha “Respeito é o Melhor Caminho”, que visa a incentivar a convivência pacífica no trânsito entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas nas ruas do Rio.

Será montado um esquema especial de segurança no trânsito para o comboio percorrer os 8,2 km do trajeto. O pelotão será comandado por ciclistas experientes, que guiarão o trajeto com o apoio dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal. A estimativa é de que o passeio dure em torno de 45 minutos.

Os ciclistas partirão da Praça Saens Peña, seguirão pela Rua Conde de Bonfim e Haddock Lobo, também na Tijuca, passando pelas ruas Hélio Beltrão, Ulysses Guimarães, Visconde Duprat, Afonso Cavalcanti, Marquês de Pombal, do Riachuelo, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Rua Dom Manuel (esquina com Rua Erasmo Braga) e, finamente, Praça XV.

Na operação de tráfego, a CET-Rio promoverá iniciativas para educação no trânsito, com faixas e distribuição do Código de Trânsito para ciclistas e motoristas, além de dicas de boa convivência. O Centro de Educação Ambiental da Subsecretaria do Meio Ambiente estará com uma van do projeto Meio Ambiente Itinerante.

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França, em 1997. A data é celebrada em cidades do mundo todo e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Esse movimento vem alertando as pessoas sobre a importância do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente, especialmente com o uso da bicicleta. A proposta de soluções de mobilidade inclui também o incentivo à opção pelo transporte público.

Estima-se que cerca de 5% dos deslocamentos na cidade do Rio são feitos no dia a dia de bicicleta, dispensando o carro para percorrer, especialmente, curtas distâncias. Ao adotarem um modal sustentável, as pessoas contribuem para a redução da poluição nas grandes cidades e ganham em qualidade de vida, com a prática de exercícios durante seus deslocamentos.

O Rio de Janeiro tem 458 km de ciclovias, a terceira maior malha do país. Neste ano, a cidade sediou o maior evento mundial de mobilidade sustentável, o Velocity, um reconhecimento de sua vocação como cidade amiga das bicicletas.

Foto: Fotos Públicas/ Tomaz silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: