Bonde de Santa Teresa terá mais composições e trajeto ampliado

Chegou ao Rio uma nova composição do bonde de Santa Teresa, que circulará 15 dias em fase de teste. Atualmente há cinco bondes novos em operação no trajeto do Largo da Carioca até a Travessa Vista Alegre, com intervalos de 20 minutos pela manhã e de 15 minutos à tarde.

O sexto bonde atenderá a demanda de passageiros gerada pela ampliação do percurso da Travessa Vista Alegre até o Largo do França. Os testes no trecho de 600 metros foram iniciados na última quinta-feira (11/10) e a expectativa é de que o novo trajeto entre em operação nos próximos dias. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, aproximadamente 83 mil pessoas utilizaram o sistema, um acréscimo de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

A etapa seguinte será a expansão até a parada Dois Irmãos. Segundo a Secretaria, o término das obras está previsto para dezembro. Com a conclusão do trajeto, serão ao todo 6 quilômetros de  trilhos, o mesmo que o bonde percorria antes do acidente, em 2011, que matou seis pessoas e feriu outras 56.

A vendedora Luísa Noronha elogiou a expansão do trajeto, mas lamenta que as obras não contemplem o ramal Paula Mattos. “O bonde dá mais vida ao Largo das Neves e movimenta o comércio. Prefiro também andar de bonde a ter de recorrer ao ônibus”, reclama Luísa.

As composições circulam, atualmente, de segunda a sexta, das 8h às 17h30; aos sábados, das 10h às 17h30, e aos domingos e feriados, das 11h às 16h30, entre o Largo da Carioca e a Travessa Vista Alegre.

O trajeto do Bonde até a Praça Odylo Costa Neto ocorre em horários especiais: pela manhã, às 9h e 10h, e à tarde, às 15h, 16h e 17h. Já a operação até a Rua Francisco Muratori, partindo da Estação Carioca, ocorre em dois horários: às 8h e às 15h.

Foto: Henrique Freire/ Setrans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: