Operação vai coibir tumultos nos ônibus nos fins de semana

O Verão começa nesta sexta-feira (21/12) com previsão de temperaturas máximas em torno dos 40°C, além de praias lotadas. Um dos problemas mais frequentes durante a estação são os tumultos e o vandalismo em ônibus que passam pela orla. Só no último final de semana (15 e 16/12), segundo o Rio Ônibus, sindicato das empresas do setor, 22 veículos foram depredados e tiveram de ser retirados de circulação. Vídeos de câmeras de segurança dos veículos mostraram a depredação. Maria da Penha Souza Santos, moradora de Copacabana, conta que já presenciou vários ataques aos coletivos. “Já vi grupos entrando pelas janelas para não pagar a passagem, arrancando bancos e quebrando portas”, relata.

A Operação Verão, iniciada em outubro, foi montada para evitar esses transtornos. Segundo o planejamento, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e as secretarias de Transporte, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura, atuam em conjunto. O Grupamento de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU), da PM, fará as abordagens em coletivos. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de crianças e adolescentes em situação de risco, o caso será encaminhado para a Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos.

Como reforço, um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) sobrevoará a orla, transmitindo imagens em tempo real para o Carro de Comando Móvel que ficará baseado no Arpoador. As 80 câmeras do Centro de Operações Rio serão redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Flagrantes de crimes serão enviados pelo celular para as equipes que atuam na área e são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias. Para facilitar a comunicação, a Polícia Militar irá atuar na mesma frequência de rádio com a Guarda Municipal.

Os guardas do Grupamento Especial de Praia e do programa Rio+Seguro, que já atuam diariamente na orla, se juntarão às equipes dos grupamentos de Cães, Motociclistas e de Operações Especiais.

Foto: Divulgação PMERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: