Orlas de Ipanema e Leblon serão fechadas para o Réveillon

O esquema operacional da festa de Réveillon em Copacabana e em outros oito bairros foi divulgado nesta quinta-feira (27/12) pela Prefeitura. Este ano, pela primeira vez, as orlas dos bairros Ipanema e Leblon serão fechadas para os carros em dias úteis. Ano passado, já houve o fechamento dessas orlas, mas apenas no domingo.

A partir das 7h desta segunda-feira (31/12), a pista junto à praia nas avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira será transformada em área de lazer, aos moldes do que já acontece aos domingos e feriados. A circulação de veículos será permitida apenas na pista junto aos prédios, no sentido São Conrado. Essa mão será invertida a partir das 19h30, quando a via passará a funcionar apenas no sentido Centro. O objetivo é facilitar o fluxo do trânsito para quem irá deslocar de ônibus ou táxi para a festa de Copacabana.

O acesso até Copacabana será restrito gradativamente até o fechamento total do bairro, que acontecerá às 22h. Ipanema e a Enseada de Botafogo funcionarão como pontos de embarque e desembarque dos ônibus e táxis, atendendo passageiros da Zona Oeste, Centro e Zona Norte.

Joaquim Dinis, diretor de Operações da CET-RIO, aconselha o uso de transporte público. Os táxis só circularão até as 22h do dia 31 de dezembro, quando o trânsito será completamente fechado em Copacabana. A Prefeitura do Rio espera bater o recorde de 2,5 milhões de pessoas do ano passado.

A Guarda Municipal contará com 1.744 agentes, um efetivo 67% maior que o do Réveillon passado. Uma novidade é que a Guarda Municipal voltará a usar, após cinco anos, armas de choque em caso de necessidade.

O embarque no Metrô será feito exclusivamente com bilhetes especiais. Seis estações estarão vendendo as passagens até esta sexta-feira. Após sexta, apenas a estação Carioca continuará vendendo até dia 31 ou até encerrarem os estoques. A partir das 19h, apenas passageiros com hora marcada poderão embarcar.

A partir das 18h de domingo, será proibido estacionar em cerca de 3 mil vagas das ruas de Copacabana e do Leme.

Foto: Fernando Maia/ Fotos Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: