Rio se prepara para outro temporal previsto para amanhã

Depois do temporal que deixou sete mortos, na última quarta-feira (6/02), o tempo muda no Rio, com a aproximação de uma frente fria, que provocará aumento gradativo da nebulosidade. Segundo o Alerta Rio, serviço meteorológico da Prefeitura, há previsão de pancadas de chuva fraca a moderada, em pontos isolados, a partir da tarde desta terça-feira (12/02). A Prefeitura informa ainda que, na quarta-feira (13/02), devido à passagem desta frente fria, há previsão de céu nublado a encoberto, com fortes pancadas de chuva, a qualquer hora do dia, sendo mais intensas a partir da tarde, podendo vir com rajadas muito fortes de ventos e raios.

A previsão coincidirá com a maré alta, o que aumenta a preocupação com alagamentos. Segundo a Marinha do Brasil, ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral carioca, das 10h desta quarta-feira (13/02) às 10h de quinta-feira (14/02).  Na quinta e sexta-feira (14 e 15/02), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável na cidade do Rio. Com isso, há previsão de chuva moderada a muito, com possíveis rajadas de vento forte em toda a cidade. A tendência é que a chuva continue até sábado (16/02), de moderada a forte, com fortes rajadas de vento.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Marcelo Crivella pediu aos moradores de regiões onde há risco de deslizamentos que não fiquem em suas casas. “Quero fazer um apelo às pessoas que vivem nas encostas e nas áreas mais íngremes: saiam de casa antes das chuvas”, afirmou o prefeito. Segundo a Prefeitura, caso seja necessário, a Avenida Niemeyer, Alto da Boa Vista e Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá serão fechadas ao tráfego. Outra recomendação é que a população não coloque lixo na rua durante o temporal. A coleta de lixo será retomada quando a chuva parar.

De acordo com o secretário Municipal da Casa Civil, Paulo Messina, nesta quarta (13/02) será feriado escolar no período da tarde. O pedido foi estendido à rede privada de ensino. A Prefeitura avalia decretar ponto facultativo e recomendou o adiamento do jogo Vasco e Resende pelo Campeonato Carioca no Maracanã.

O município segue em Estágio de Atenção, desde as 10h30 de sábado (9/02). A Prefeitura criou um gabinete de crise, com a presença também da Light e da RioLuz, no Centro de Operações Rio para atender mais rapidamente à população. Uma força-tarefa começou a colocar lonas na encosta mais crítica do Morro do Vidigal, para tentar impedir que infiltrações de um grande volume de água no solo aumentem os riscos de deslizamentos de terra. Equipes da Prefeitura irão para as ruas com bombas de vácuo, para evitar a formação de bolsões d’água e tentarão desobstruir bueiros em locais onde alagamentos são frequentes.

A Prefeitura mudará o padrão adotado para o acionamento das sirenes de 55 milímetros em uma hora para 45 milímetros, em comunidades como Borel, Formiga, Vidigal e Rocinha.

Hoje existem três níveis de atenção. Agora serão cinco: normalidade, observação, atenção, alerta e crise.  A evacuação de áreas de risco começará a partir do quarto estágio.

Foto: Agência Brasil/Tânia Rego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: