Mais de 100 blocos desfilam neste fim de semana no Rio

No pré-carnaval, as principais interdições na cidade estão relacionadas aos blocos de rua e aos ensaios técnicos das escolas de samba Império Serrano, Tradição e União da Ilha.  Mais de 100 blocos vão desfilar no Centro e Zona Sul da cidade, neste final de semana (23 e 24/2). Os destaques são o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, no sábado (23/02); Bloco da Preta, no Centro, e Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, ambos no domingo (24/02). Os foliões devem ficar atentos aos bloqueios das vias e optar pelo transporte público.

O Simpatia é Quase Amor desfila no sábado (23/02) na Zona Sul. A concentração será às 14h na Rua Teixeira de Melo. O desfile tem início às 16h seguindo pela Avenida Vieira Souto até a Rua Henrique Dumont, com término previsto para as 20h. No horário do desfile, a Avenida Vieira Souto ficará interditada em ambas as pistas. No mesmo momento, a Rua Gomes Carneiro passa a ter sua mão de direção invertida, no trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes. Os motoristas devem priorizar rotas alternativas, como a Av. Epitácio Pessoa, no horário do bloco.

O Suvaco do Cristo desfila no domingo (24/02), com concentração prevista para as 8h, na Rua Jardim Botânico esquina com Rua Faro. O desfile terá início às 10h e seguirá pela Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. Durante o desfile, haverá duas etapas de interdição da via, divididos de forma a minimizar os impactos na mobilidade. A partir das 8h, a Rua Jardim Botânico será interditada nos dois sentidos, no trecho entre a Rua Humaitá e a Praça Santos Dumont. Assim que o bloco passar da Pacheco Leão – o trecho da Rua Jardim Botânico entre a Rua Humaitá e a Rua General Garzon será liberado ao tráfego.

Durante o desfile do bloco, a ligação entre a Gávea e o Humaitá deverá ser feita através da Av. Borges Medeiros. No segundo momento, com a liberação da Rua Jardim Botânico até a altura da Rua Pacheco Leão, a circulação voltará a ser normal nesse trecho em ambos os sentidos.

No domingo (24/02) o Bloco da Preta ocupará as ruas do Centro, com a expectativa de reunir mais de 300 mil foliões. Segundo a Prefeitura, as interdições serão efetuadas inicialmente na área de concentração do bloco e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos participantes. A liberação das vias se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza feita pela Comlurb.

A concentração para o Bloco da Preta acontece na Av. Presidente Antônio Carlos às 8h, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile terá início às 10h, seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para as 14h.

A partir das 7h, a Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período. Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar o desvio via Túnel Marcello Alencar para acessar a Av. Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av. Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.

Estacionamento da Saara será suspenso

O estacionamento que atende a Saara, na Avenida Presidente Vargas, será suspenso nos dias 23 de fevereiro e 2 e 9 de março, em função da operação especial de trânsito para o carnaval. Segundo a CET-Rio, a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha também será suspensa nos dias 24 de fevereiro, 3, 5 e 10 de março.

Recomendações da CET-Rio

A CET-Rio recomenda aos foliões utilizarem transporte público; atentar para a sinalização e respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento; sempre que possível, buscar rotas alternativas e evitar circular de carro nas regiões dos desfiles. Os pedestres devem atravessar nas faixas, nos sinais de trânsito ou com auxílio dos agentes de trânsito; e se possível, se programar e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: