Por causa das chuvas, sirenes são acionadas em 103 áreas de risco

A passagem de uma frente fria deixa esta segunda-feira (3/6) com tempo instável. A previsão para a tarde e a noite é de pancadas rápidas de chuva moderada, podendo ser forte isoladamente.  A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Prefeitura, acionou às 13h as sirenes das 103 áreas de alto risco geológico. Com um minuto de duração, o alerta teve caráter preventivo, para preparar moradores quanto à possibilidade de chuvas fortes com base em previsão do Alerta Rio.  Segundo a Prefeitura, não se tratou de aviso para desocupação.

Por volta das 15h, houve registro de chuva moderada no Alto da Boa Vista. As temperaturas apresentam suave elevação em relação ao dia anterior, com máxima prevista de 30°C. Segundo o Centro de Operações Rio, há acúmulo de água na Autoestrada Lagoa-Barra, na altura da Rocinha, sentido Barra. Equipes da prefeitura trabalham no auxílio do escoamento de bolsão d’água na Rua General Olímpio Mourão Filho, na altura do número 30. O trânsito intenso neste local.

Os técnicos da Defesa Civil seguem monitorando, pelo Centro de Operações Rio, a evolução da frente fria na cidade. O aviso também foi disparado via SMS para os cadastrados no serviço – que é gratuito, bastando enviar o CEP para o número 40199.

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: