Copa América terá plano especial para trânsito e transportes

A Copa América de 2019 será disputada no Brasil entre os dias 14 junho e 7 de julho. O Rio de Janeiro recebe os jogos no Maracanã, nos dias 16, 18, 24 e 28 de junho e na final no dia 7 de julho. Para a competição, a Prefeitura criou uma operação especial, com alterações no trânsito e no transporte, desenvolvendo esquemas especiais para cada partida, já que cada uma terá características diferentes.  O MetrôRio e SuperVia irão oferecer trens extras e as linhas de ônibus terão os itinerários alterados nos dias de jogos.

O estacionamento estará proibido em todo o entorno do Maracanã e estão previstas várias interdições. Por isso, é recomendável o uso de transporte público. Táxis, vans e veículos em geral não poderão acessar a área bloqueada; os moradores da região deverão portar comprovante de residência para circular.

A Prefeitura orienta também aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições. Não sendo possível, devem utilizar rotas alternativas, como:

Provenientes do Centro e Zona Sul

– Para Tijuca, utilizar a rota da Av. Paulo de Frontin e R. Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

– Para Vila Isabel e Grajaú, utilizar as rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.

– Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

– Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo

Provenientes do Grande Méier

– Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

Jogo da fase de grupos

As principais interdições para o jogo deste domingo (16/06), às 16h, entre Paraguai e Catar, que começam a valer a partir das 15h, são: Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier; Rua Eurico Rabelo; Rua Visconde de Itamarati, entre Rua Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier; Rua Isidro de Figueiredo; Rua Arthur Menezes; Rua Conselheiro Olegário; Viaduto Oduvaldo Cozzi sent. Av. Maracanã (a alça sentido Méier estará liberada); Av. Prof. Manoel de Abreu (sentido Centro), trecho entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Radial Oeste. A previsão de liberação das vias é às 20h.

Na próxima terça-feira (18/06), às 18h30, Bolívia e Peru se enfrentam pela Copa América. As principais interdições começam a partir das 20h e são as mesmas da partida de domingo, com previsão de liberação das vias às 22h30.

Na segunda-feira (24/06), às 20h, no jogo entre o Chile e o Uruguai, o esquema de trânsito se repete, com bloqueios a partir das 19h, nos mesmos locais e previsão de liberação das vias às 23h30.

Além dos três jogos da Fase de Grupos, o Maracanã será palco de jogo das quartas de final, no dia 28 de junho, e da final, no dia 7 de julho. De acordo com a Prefeitura, os esquemas de trânsito para esses dois jogos já estão preliminarmente definidos, contudo, serão divulgados em data posterior, já que podem sofrer alterações em função das seleções envolvidas e da estimativa de público presente.

Metrô vai reforçar equipes

O MetrôRio vai disponibilizar reforço nas equipes de segurança e bilheteria, além de trens extras para os jogos, antecipando o horário de pico. Nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho e 6 de julho (fins de semana), não haverá transferência entre as linhas na estação Estácio, pois os trens da Linha 2 seguirão até Botafogo. No dia 7 de julho, domingo, final do campeonato, os trens farão o trajeto direto entre Pavuna e Jardim Oceânico.

Verifique a estação mais próxima de cada setor do estádio:

Portões A, B e C: estação Maracanã, da Linha 2

Portão D: estação São Cristóvão (Linha 2) ou São Francisco Xavier (Linha 1)

Portão E: estação São Cristóvão (Linha 2)

A concessionária sugere a compra e a recarga com antecedência para facilitar a entrada dos passageiros.

Trens da SuperVia terão viagens extras

A SuperVia terá programação especial nos trens, em complemento à grade horária regular. Ao todo, serão ofertados 98 mil lugares adicionais em 52 viagens extras. Haverá viagens extras nas estações São Cristóvão e Maracanã, após os jogos. Confira os horários para a partida de domingo (16/06) e para a Final no domingo (07/07):

Japeri

12h26, 12h51 (extra), 13h06, 13h21 (extra), 13h46;

Santa Cruz

12h52, 13h17 (extra), 13h32, 13h47 (extra), 14h12;

Saracuruna

12h41, 13h03 (extra), 13h21, 13h43 (extra), 14h01.

Para as partidas Bolívia e Peru, terça-feira (18/06); Chile e Uruguai, segunda-feira (24/06); e para a quarta de final, sexta-feira (28/06), o público deverá utilizar os trens da grade horária regular. Para atender o retorno para casa, serão realizadas viagens extras com destino a Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Central do Brasil.

Linhas de ônibus terão trajetos alterados

A Secretaria Municipal de Transportes informa que, devido aos jogos da Copa América no Maracanã, os itinerários de linhas de ônibus municipais e intermunicipais sofrerão alteração nos dias 16, 18 e 24 de junho, e no dia 7 de julho.

Os itinerários informados para os dias 16, 18 e 24 de junho também serão aplicados no dia 28 de junho (quartas de final), caso as seleções do Brasil ou da Argentina não participem da partida. Caso uma das seleções vá para as quartas de final, os itinerários a serem realizados serão os informados para o dia 7 de julho.

Veja todos os detalhes das mudanças das linhas municipais e Intermunicipais no entorno do Maracanã no link: http://cor.rio/wp-content/uploads/COPA-AM%C3%89RICA_LINHAS-DE-%C3%94NIBUS.pdf

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: