Central do Brasil recebe exposição ‘Um Mundo sem Trabalho Infantil’

A estação Central do Brasil recebe nesta terça-feira (6/08), a exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). A mostra é composta por banners explicativos sobre as diversas faces do trabalho realizado por crianças e adolescentes e integra as ações de erradicação do trabalho infantil promovidas pela Justiça do Trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho infantil como “tudo aquilo que priva crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental”. Segundo a OIT, em 2016, 152 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos estavam envolvidas em trabalho infantil e quase metade delas, 73 milhões, em trabalho infantil perigoso.

A Constituição da República do Brasil veda o trabalho antes dos 16 anos, excetuando a condição de aprendiz, a partir de 14. No final do mês de julho, a Assembleia Geral das Nações Unidas, principal órgão deliberativo da ONU, declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. 

A exposição, que ficará no corredor cultural da Central até o dia 21 de agosto, é uma parceria da SuperVia com o Centro Cultural do TRT/RJ. A mostra já foi exibida nos estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Rondônia, Goiás e Espírito Santo, entre outros.

Foto: Divulgação TRT-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: