TJRJ faz parceria para colocar jovens no mercado de trabalho

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio (Fetranspor) e a Ordem dos advogados do Brasil (OAB-RJ) se unem para ajudar a inserção de jovens no mercado de trabalho. “Tenho certeza de que essa semente que estamos plantando hoje significará os frutos que iremos colher no futuro. E, certamente, essa iniciativa servirá de modelo para outros tribunais do país”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, durante a solenidade de assinatura das parcerias.

O projeto é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social ou que já cumpriram medidas socioeducativas. Eles receberão cartões Riocard para deslocamento nos transportes municipais e intermunicipais para que possam participar de cursos de capacitação e, assim, ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.  Já as parcerias com a OAB-RJ e o Conleste vão garantir o desenvolvimento de projetos para absorção desses adolescentes junto aos escritórios de advocacia e nas empresas através do Programa Jovem Aprendiz.

O presidente do TJ-RJ destacou as dificuldades dos jovens que buscam uma nova chance quando encerram o período de cumprimento de medidas socioeducativas. “Temos que tentar, de alguma forma, buscar a união entre as instituições para ajudar essa juventude que carece, efetivamente, de uma oportunidade”, disse Cláudio Tavares.

A desembargadora Renata Cotta, coordenadora da Comissão de Articulação de Programas Sociais (Coaps) do TJ, destacou as ações desenvolvidas pelo Judiciário fluminense a partir desses novos convênios voltados para a busca de oportunidades no mercado de trabalho para os jovens. “Quando assumimos a Coaps fomos informados pelos juízes sobre as dificuldades de os jovens comparecerem aos cursos de capacitação por não terem dinheiro para o transporte. Fizemos contato com a Fetranspor que, prontamente, concordou em firmar parceria com o TJ para garantir as passagens e ônibus dos adolescentes”, contou Renata Cotta.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, anunciou que irá orientar as seccionais em todo estado para priorizar a contratação dos jovens. “Acredito que a OAB pode contribuir estimulando os escritórios de advocacia para a contratação desses jovens. Além disso, vou dar orientação às seccionais da OAB para que eles sejam contratados nos programas Jovem Aprendiz”, disse Luciano Bandeira. Presidente do Conleste, o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, vê nas parcerias novos caminhos para soluções de problemas sociais. “A assinatura desses convênios representa um marco. É hora de dar uma guinada para reduzirmos as injustiças sociais e nada melhor do que essa iniciativa partir da Justiça, instituição que tem como símbolo a balança, o equilíbrio”, ressaltou  Sadinoel.

A Fetranspor destinará, mensalmente, até R$ 30 mil para o convênio. Contudo, o presidente executivo da federação, Armando Galhardo Nunes Guerra júnior, afirmou que esse valor poderá ser ainda maior.

“Estamos preparados para iniciar, imediatamente, a cessão dessas passagens para os jovens não deixarem de comparecer às aulas dos cursos de capacitação. Nosso compromisso com o TJRJ é de liberar até R$ 30 mil por mês para garantir o transporte. Mas esse valor poderá aumentar quando tivermos a dimensão real da abrangência do projeto”, informa Guerra.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: