Aplicativo vai ajudar nos deslocamentos pela cidade do Rio

O aplicativo ônibus.rio, lançado pela Prefeitura nesta sexta-feira (27/09), é uma plataforma que reúne informações sobre o sistema de transporte público que vão ajudar os passageiros a planejar seus deslocamentos com segurança e economia de tempo. Segundo a Prefeitura, por meio do app, o passageiro poderá, por exemplo, consultar os itinerários das linhas de ônibus, trem, barcas, metrô, BRT e VLT, verificar o horário de chegada dos coletivos e estimar a duração da viagem.

“Esse aplicativo dará tranquilidade, segurança e garantia de mobilidade com inteligência. Isso significa menor desperdício de tempo e também de energia”, disse o prefeito Marcelo Crivella durante a cerimônia de lançamento realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Além de planejar viagens, inclusive entre o Rio e outros municípios da Região Metropolitana, é possível também compartilhar rotas sugeridas por e-mail, Messenger ou WhatsApp. O aplicativo, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio) em parceria com a Moovit, acompanha via GPS os 6,3 mil ônibus da frota carioca. Faz também a integração dos canais oficiais das empresas operadoras de transporte e com o Centro de Operações (COR). Por meio desta união, o aplicativo emite alertas e informações sobre ocorrências na cidade.

“Usando o ônibus.rio, o cidadão tem as informações que permitem o planejamento da sua mobilidade e um canal direto com a Prefeitura. A gestão municipal, por outro lado, passa a contar com um meio ainda mais eficiente de recebimento de experiências dos usuários para atuar de forma mais efetiva”, disse Julio Urdangarin, da Iplan-Rio.

O aplicativo já está disponível nos sistemas Android e iOS. Nas próximas semanas, a ferramenta trará ainda mais novidades. O usuário passará a ter a possibilidade de fazer sugestões e reclamações por meio de um canal ligado à Central de Atendimento 1746. Dessa forma, o passageiro poderá avaliar o motorista, o veículo e as viagens. Este canal de comunicação irá ainda gerar dados estatísticos que permitirão um melhor planejamento dos meios de transporte.

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.