Motoristas de vans protestam contra aumento da punição

Um protesto de motoristas de vans, na manhã desta segunda-feira (07/10), contra a lei que torna o transporte irregular infração gravíssima, atrapalha o trânsito no Rio. Por volta do meio-dia, o grupo se deslocava pelo Viaduto do Gasômetro, sentido Centro, causando lentidão ao longo da via. 

A Lei Federal 13.855, sancionada em julho deste ano, entrou em vigor neste sábado. Os veículos atravessam as rodovias BR-040 e Dutra, na região da Baixada Fluminense, e seguem para a Candelária, no Centro do Rio. As informações são do jornal O Dia.

Cerca de 100 condutores da capital do Rio, Baixada Fluminense, Região Serrana e até de Juiz e Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais, participam da manifestação.

Lei aumenta punição para transporte pirata

Em vigor desde sábado, a Lei nº 13.855, passa a considerar infração gravíssima o transporte pirata de passageiros, incluindo de estudantes. Publicada no Diário Oficial da União de 8 de julho, a Lei nº 13.855 alterou o Código Nacional de Trânsito, tornando mais rigorosas as penalidades aplicadas aos motoristas flagrados transportando passageiros mediante remuneração, sem autorização.

Ao ser classificado como infração gravíssima, o transporte irregular passa a ser punido com multa de R$ 293,47 multiplicado pelo fator 5, totalizando R$ 1.467,35 e mais a remoção do veículo a um depósito.

Foto: Centro de Operações Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: