Linha 3 do VLT começa a operar em 26 de outubro, diz Prefeitura

Com o objetivo de viabilizar o início da operação da Linha 3 do VLT (Central do Brasil – Santos Dumont) no próximo dia 26,foi assinado, nesta terça-feira (15/10), o decreto da criação do grupo de trabalho, que irá ajustar as questões contratuais entre a Prefeitura e o VLT Carioca. Na última quinta-feira (11/10), a Prefeitura anunciou que a linha 3 seria inaugurada em novembro.

A equipe, composta por técnicos do município e da concessionária, vai analisar o ajuste entre o movimento diário de passageiros esperado inicialmente e a quantidade real registrada. O contrato original estabelecia que a Prefeitura teria de garantir a demanda de 85% de 260 mil pessoas por dia. Segundo o prefeito Marcello Crivella, esse número se mostrou irreal e na prática e geraria prejuízo aos cofres públicos. Será discutida também a possibilidade de retirar de circulação algumas linhas de ônibus no Centro, além de um possível ajuste na tarifa do VLT e do seu funcionamento 24 horas por dia. 

O grupo é formado por sete representantes da Prefeitura e quatro da concessionária VLT Carioca, e poderá contar ainda com integrantes de outras entidades. A previsão para a entrega do relatório final é até 31 de agosto do ano que vem. “No dia 26, a Linha 3 começa a funcionar. Tenho certeza que o VLT é um ótimo meio de transporte que só tem a engrandecer a nossa cidade. É um benefício para o cidadão”, disse  Marcelo Crivella.

Com a inauguração da Linha 3, a expectativa da concessionária VLT Carioca é de que o número diário de usuários ultrapasse os 100 mil. A nova linha ligará a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano.

Ao todo serão dez paradas, três delas novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na região da Central do Brasil), Camerino-Rosas Negras (na Av. Marechal Floriano) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Av. Marechal Floriano, próximo à Igreja de Santa Rita).  Os nomes são homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e com entidades do movimento negro e sociedade civil. De julho de 2016 a 30 de setembro de 2019, o VLT já transportou 43.792.986 passageiros.

Foto: Divulgação Prefeitura Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: