Prefeitura faz blitz em elevadores para cadeirantes nos ônibus

Agentes das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) e de Transportes (SMTR) fiscalizaram, nesta quinta-feira (24/10), o acesso a cadeirantes em 23 ônibus que circulam na Tijuca. Três deles foram multados, e outro, lacrado. A ação foi realizada durante a segunda edição da campanha Rio + Acessível, iniciada em setembro. Na primeira edição realizada na Central do Brasil, pelo menos 20 coletivos foram autuados pela SMTR, devido a várias irregularidades. A iniciativa será levada a outros bairros.

Os agentes da SMTR inspecionaram na Tijuca o funcionamento dos elevadores para cadeirantes, além do estado de conservação dos ônibus. Funcionários da SMDT fizeram panfletagem para divulgar os direitos da pessoa com deficiência nos transportes públicos.

Durante a campanha, que contou com a presença do secretário da SMDT, Marco San, os próprios motoristas dos ônibus deram ênfase à necessidade de uma capacitação nas empresas, já que, muitas vezes eles, não têm o preparo adequado para trabalhar com a pessoa com deficiência.

A secretaria está procurando contato com as empresas para iniciar a capacitação dos motoristas até o início do ano que vem. “É uma campanha fundamental para conscientizarmos a população sobre os direitos das pessoas com deficiência”, disse  Marco San.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: