Grajaú-Jacarepaguá e Alto serão fechados em dias de temporal

A Prefeitura decidiu instalar barreiras nos dias de chuva intensa nas vias onde há mais riscos de deslizamento de terra. Ao todo serão colocadas 19 cancelas manuais, que vão bloquear o tráfego nos acessos ao Alto da Boa Vista, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, a Serra da Grota Funda, mergulhões da Barra da Tijuca e a Avenida Niemeyer. Esta última já interditada pela Justiça devido a quedas de barreiras no início do ano. Ainda não há data certa para começar a instalação dos equipamentos.A CET-Rio, responsável pelo bloqueio das vias, ainda não determinou todos os pontos em que as cancelas serão usadas.

O projeto prevê que, caso o índice pluviométrico chegue ao volume de 35milímetros no período de uma hora nos locais onde há risco de deslizamento, um agente da CET-Rio irá de moto fechar os acessos da via. A ocorrência será informada pelo Centro de Operações e pela Geo-Rio, responsável pelo monitoramento de encostas.

De acordo com o presidente da CET-Rio, Airton Aguiar, a ideia é conseguir atender toda a cidade. Para ele, o mais importante é criar mecanismos para amenizar os riscos de tragédias, trabalhando a prevenção. “Não queremos proibir o ir e vir de ninguém, mas é melhor ficar preso em um engarrafamento do que sofrer algum acidente”, disse Airton Aguiar.

Segundo o presidente da companhia, o fechamento das vias deverá ser durante um curto período de tempo, o que não deverá ocasionar grandes transtornos na mobilidade da cidade. As cancelas têm um baixo custo de implantação e o fechamento das vias pode ser feito rapidamente pelo agente em uma moto.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: