Corredor BRS na Av. Mem de Sá começa a operar nesta 2ª feira

A Prefeitura inaugura nesta segunda-feira (04/11) o 21º BRS da cidade. Com 1,30 km de extensão, o novo corredor começa na Av. Mem de Sá, na altura da Praça Cardeal Câmara e termina na Rua Frei Caneca. O BRS funcionará de segunda-feira a sexta-feira, entre 6h e 21h, exceto feriados. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, serão distribuídos folders com detalhes do funcionamento do corredor.

Apenas ônibus e táxis com passageiros podem trafegar nas faixas especiais segregadas. Os  demais veículos só podem entrar no corredor em caso de conversão à direita e entrada em garagens.

Os usuários de ônibus da Av. Mem de Sá precisam ficar atentos para a nova organização das linhas que vão parar apenas nos pontos determinados ao longo do corredor, de acordo com a relação a seguir:

Linhas BRS 1

007 (Silvestre x Central – Circular)

010 (Fátima x Central – Circular)

101 (Troncal 10 – Jardim de Alah x Cruz Vermelha, via J. Botânico/Lapa)

102 (Troncal 2 – Jd. de Alah x Rodoviária, via Lapa)

Linhas BRS 2

134 (Rio Comprido x Largo do Machado, via Lapa – Circular)

409 (Saens Peña x Horto, via Lapa)

412 (Saens Peña x Gávea, via Praia do Flamengo)

433 (Vila Isabel x Prado Junior, via Lapa – Circular)

434 (Grajaú x Siqueira Campos, via Lapa/T. Velho – Circular)

464 (Maracanã x Siqueira Campos – Circular)

Linhas BRS 3

497 (Penha x Cosme Velho)

Linhas BRS 4

238 (Água Santa x Castelo – Circular)

247 (Camarista Méier x Passeio – Circular)

362 (Honório Gurgel x Castelo – Circular)

BRS I (Intermunicipal)

Baixada

Niterói

São Gonçalo

Áreas de carga e descarga

Com a implantação do BRS, a CET-Rio desenvolveu projeto de reforma e ampliação das áreas de carga e descarga no entorno da Av. Mem de Sá, com o objetivo de melhor atender os estabelecimentos comerciais da área. Novas sete vagas de carga e descarga foram criadas nos seguintes pontos: Praça Cardeal Câmara; Rua do Lavradio; Rua Gomes Freire; Rua dos Inválidos; Rua do Rezende; e Rua Washington Luis.

Os corredores BRS possibilitam viagens mais rápidas de usuários de ônibus e táxis, e circulação viária mais organizada. Estudos de tempo de percurso desenvolvidos pela CET-Rio mostram que, da inauguração até dezembro de 2018, a redução no tempo de viagem dos ônibus no BRS Frei Caneca (corredor mais próximo à Av. Mem de Sá) chegou a 29%.

Com o corredor Mem de Sá, a extensão total de BRS na cidade passa a ser de 55,7 km. Os demais corredores existentes encontram-se nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro, Estácio, Tijuca, Maracanã, Méier, Botafogo e Vila Isabel. Segundo a Prefeitura, os setores responsáveis estão desenvolvendo estudos de viabilidade de implantação do BRS em outros trechos.

Foto: Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: