Estação do BRT de Campo Grande reabrirá na próxima 2ª feira

A estação de BRT de Campo Grande entrou em obras e, a partir desta segunda-feira (9/12), retomará a ligação com a estação de Santa Cruz pelo corredor expresso da Av. Cesário de Melo. O serviço estava suspenso há 18 meses. As 22 paradas do eixo de 16 quilômetros foram vandalizadas e estão fechadas, devido à falta de segurança.

A operação da linha experimental de coleta de dados (LECD) – nome do serviço que entrará em operação – contará com oito ônibus BRT Padron. Os usuários poderão embarcar ou desembarcar somente nas estações extremas (Campo Grande e Santa Cruz), ou nas estações Cajueiros, Gastão Rangel e General Olímpio, que permaneceram em pleno funcionamento. A LECD permitirá avaliar a viabilidade técnica da linha quanto à demanda efetiva – que hoje é estimada em 30 mil usuários por dia – no itinerário e horários estabelecidos.

Com a paralisação do serviço em junho de 2018, foi implantado o plano de contingência, – por intermédio da linha 17 –, que substituiu os veículos articulados por ônibus urbanos, que circulam fora da faixa exclusiva. Mesmo com a retomada do corredor expresso na Avenida Cesário de Melo, de 6h às 22h, em intervalos de 30 minutos, a linha 17 continuará a operar.

Obras passam por vistoria

O prefeito Marcelo Crivella vistoriou a reforma da estação nesta quarta-feira (4/12). Segundo Crivella, a linha de Campo Grande para Santa Cruz, primeiramente, será direta. Depois, as estações depredadas serão recuperadas uma a uma e será colocado policiamento em todas elas.

De acordo com a Prefeitura, a reforma da estação de Campo Grande inclui a instalação de vidros, fiação elétrica, catracas, banheiro, máquina de autoatendimento e sistema de rede integrada ao Riocard. A obra orçada em R$ 400 mil é custeada pelo Consórcio BRT.

Os demais serviços nas 22 estações ao longo da Av. Cesário de Melo, destruídas e vandalizadas serão entregues de forma progressiva, já que, de acordo com o município, “não é viável reconstruir todas as instalações em um curto período de tempo”.

A ação na retomada do modal pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) conta com o apoio de órgãos municipais, como CET-Rio, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Rioluz e Comlurb, além do suporte da Polícia Militar e Polícia Civil. A SMTR informou que vai manter a fiscalização reforçada para verificar se as obrigações estão sendo cumpridas conforme o determinado.

Foto: divulgação Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: