Fetranspor e Riopar aderem a Instituto de Autorregulação

O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Setor da Infraestrutura (IBRIC) recebeu nesta semana a adesão da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e da Riopar Participações. Criado como resultado de uma ação coletiva de empresas e organizações do setor de infraestrutura para promover o fortalecimento da ética, da integridade e da transparência, combater a corrupção e aumentar a concorrência no ramo, o Instituto reúne no seu portfólio, após pouco mais de dois meses do lançamento, cerca de 30 empresas e instituições. 

O diretor-presidente do IBRIC, general Sergio Etchegoyen, disse que o Instituto acaba de completar a fase de estruturação, com o objetivo de criar um ambiente seguro e favorável aos negócios, adequando instituições e empresas às melhores práticas internacionais de conduta.

“Estamos defendendo uma ideia, para mim altamente entusiasmante, de tornar o ambiente da infraestrutura o mais saudável e transparente. Nenhum de nós do IBRIC representa empresa alguma, mas uma ideia. As empresas e instituições que aderem têm convergência com nossos objetivos, que são valorizar a ética e promover práticas de conformidade”, esclareceu o general.

O presidente executivo da Fetranspor, Armando Guerra Junior, que assumiu o cargo em setembro de 2017, explicou que há dois anos desenvolve um trabalho contínuo, na instituição, para implantação de uma nova governança e prática de gestão, que valorizam a transparência do setor de transporte público de passageiros.

“A adesão ao IBRIC é um passo muito importante no processo de transformação da Fetranspor, uma oportunidade para aprimorar as nossas práticas internas e demonstrar publicamente o compromisso com a mudança. Hoje, podemos garantir que todos os dados do nosso sistema de transporte estão acessíveis aos órgãos de controle e fiscalização do Governo. E ainda implantamos este ano um Programa de Integridade e Conformidade”, disse o executivo.

Participaram do evento de assinatura da adesão da Fetranspor ao Instituto, além do presidente da Federação e do general Etchegoyen, os diretores do IBRIC Raul Jungmann (Relações Institucionais) e Sergio Leão (Sustentabilidade) e diretores e integrantes do Conselho de Gestão da Fetranspor.

IBRIC

O IBRIC tem como objetivo criar um ambiente autorregulado para empresas e instituições, de modo que a transparência dos processos e as práticas de conduta levem à atração de investimentos para a cadeia de infraestrutura, que envolve, além do setor de construção, as áreas de comunicação, transporte, saneamento, logística e energia.

A ação coletiva que criou o IBRIC foi iniciada em maio de 2019, facilitada pelo Instituto Ethos, pela International Finance Corporation (IFC) e pelo Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance da Escola de Administração de Empresas da FGV (FGVEthics) de São Paulo.

A assembleia geral de fundação do Instituto foi realizada no dia 3 de outubro último, em São Paulo, quando foi eleito o general Sergio Etchegoyen como diretor-presidente. A presidência do Conselho Deliberativo será ocupada por José Guilherme Cruz Souza, da Vinci Partners.

O IBRIC foi lançado no dia 9 de outubro, em Brasília, em seminário que contou com a presença dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: