SMTR encerra o ano com mais de 18 mil multas aplicadas

A Secretaria Municipal de Transportes divulgou o balanço das ações durante o ano passado. Segundo a pasta, em 2019 foram realizadas cerca de 960 ações de fiscalização com foco no sistema de transporte por ônibus em diversos pontos do Rio, incluindo mais de 40 vistorias em garagens. O consórcio que mais recebeu autuações foi o Santa Cruz, com o total de 2.660 multas no ano passado.

O objetivo das ações é verificar as condições da frota operante, frequência das linhas e demais obrigações contratuais por parte dos consórcios. As denúncias, que são anônimas, devem ser realizadas por meio da central 1746 em posse da placa, data, horário e local da infração.

Durante o ano passado, a pasta aplicou 8.693 multas aos consórcios atuantes na cidade por diversas irregularidades. As mais recorrentes foram: ônibus com vistoria vencida, circulação com frota abaixo do determinado, inoperância de linhas e má conservação, que inclui o não funcionamento do dispositivo de acessibilidade, bancos rasgados, pneus sem frisos, defeito no ar-condicionado e vidros rachados.

Fiscalização em outros modais

Nos demais modais de competência da Secretaria, como táxi, fretamento, transporte escolar, kombis, vans e transporte por aplicativo, a pasta encerra o ano de 2019 com 21 mil veículos fiscalizados, 9.600 autuações aplicadas, além de 309 lacres e 156 remoções.

As principais infrações flagradas foram selo vencido, mau estado de conservação, estacionamento em local proibido e dirigir sem usar cinto de segurança e falando ao celular, estão entre as principais infrações.

O secretário municipal de Transportes, Paulo Amendola, disse que, neste ano, o objetivo é que as ações sejam ainda mais intensificadas e direcionadas de acordo com as necessidades e reclamações provenientes dos usuários, de modo que os responsáveis cumpram o estabelecido em contrato e no Código Disciplinar, proporcionando deslocamentos de qualidade aos cariocas.

Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: