Abertura do Carnaval de Rua muda trânsito em Copa no domingo

O evento de Abertura do Carnaval de Rua 2020 será realizado no próximo domingo (12/01) das 13h às 19h, na Praia de Copacabana.  O palco que está montado, na altura do Copacabana Palace, receberá a final do concurso para Rainha, Rei Momo e Princesa, além do show do bloco da Favorita.

Para chegar ao evento, a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público. Quem optar pelo metrô deverá desembarcar nas estações Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. As principais travessias de pedestres que ligam as estações receberão reforço de agentes da CET-Rio. Linhas de ônibus oriundas de várias regiões da cidade passam pelo evento.

A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias de acesso e entorno do evento. Serão utilizados nove painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Além disso, técnicos da companhia irão monitorar, através do Centro de Operações Rio (COR), toda a região com câmeras para implantar ajustes.

Confira as interdições e alterações no trânsito:

A partir das 7h

Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados;

Inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

A partir das 14h

Interdição parcial da pista junto às edificações na Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Av. Princesa Isabel;

A reversível da Av. Atlântica permanece, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Figueiredo Magalhães.

As equipes operacionais acompanharão a quantidade de público e, de acordo com as condições de trânsito no local, o horário de bloqueio poderá ser postergado.

A partir das 18h

Término das áreas de lazer em Ipanema e Leblon;

Fim da reversível na Av. Atlântica;

Liberação parcial da Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Rua Figueiredo Magalhães.

A partir das 21h

Abertura total da Av. Atlântica;

Retorno ao fluxo normal.

Proibição de estacionamento

Para reduzir a possibilidade de conflito entre veículos e pedestres que circularão pelas vias de Copacabana, bem como para desestimular a utilização de veículos de passeio para chegar ao evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

Das 6h de sábado (11/01) às 23h de domingo (12/01)

Av. Nossa Senhora de Copacabana: ambos os lados da via, no trecho entre a Rua Francisco Sá e a Av. Princesa Isabel;

Rua Barata Ribeiro: ambos os lados da via, no trecho entre a Rua Santa Clara e a Av. Princesa Isabel.

Das 23h de sábado (11/01) às 23h de domingo (12/01)

Rua Figueiredo de Magalhães: lado direito, considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

Av. Atlântica: baia de estacionamento junto às edificações, no trecho entre a Rua Rodolfo Dantas e a Rua Fernando Mendes;

Rua Marechal Mascarenhas de Morais: lado direito do tráfego, entre a Rua Tonelero e a Rua Barata Ribeiro;

Rua Rodolfo Dantas: em toda a extensão e em ambos os lados da via.

A operação de trânsito contará com a participação de 110 pessoas, entre controladores da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Três reboques (leves e pesados) da CET-Rio também serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: