Parque Nacional da Tijuca tem estradas interditadas para obras

Com a chegada do feriado prolongado os visitantes do Parque Nacional da Tijuca devem ficar atentos aos bloqueios para realização de obras nas vias de acesso aos pontos turísticos. A Estrada do Redentor e um trecho da Estrada do Sumaré permanecem interditados por orientação da Defesa Civil do município do Rio. Segundo o Parque Nacional da Tijuca, que executa os reparos nas vias, esses dois locais foram atingidos pelos fortes temporais de fevereiro e abril do ano passado e não há previsão de reabertura.  

Em outra região do Parque, a Prefeitura realiza as obras de recuperação da Estrada Dona Castorina, onde houve um desabamento há alguns meses. A obra da Estrada Dona Castorina é realizada pela Prefeitura e o Parque dá apoio ao município, informando os visitantes que chegam às guaritas de acesso, como a guarita dos macacos (região do Horto), sobre os bloqueios. O Parque também sinaliza as interdições próximas ao local e reforça a informação, regularmente, em suas redes sociais e site. “Pedimos que denunciem casos de vandalismo de cancelas que impedem o acesso a essas áreas interditadas, pois o Parque, eventualmente, precisa restaurar faixas e cancelas danificadas por vândalos”, diz o comunicado publicado no site.

Os visitantes devem respeitar as interdições e evitar circular pelas áreas de risco constatadas pela Defesa Civil.  De acordo com o comunicado do Parque, por motivo de segurança não se deve forçar o tráfego, seja a pé, de bicicleta, motocicleta ou de carro nessas duas vias.

A Estrada das Paineiras não está totalmente interditada. A via está parcialmente fechada no trecho próximo ao Centro de Visitante Paineiras. No local, controladores de tráfego orientam o trânsito.

Locais liberados aos visitantes

Por causa da obra na Estrada Dona Castorina, permanece fechado o acesso para a cachoeira do Horto por esta estrada. A orientação é que outras cachoeiras sejam visitadas como, por exemplo, a Cachoeira das Almas, Cachoeira do Engenho, Cachoeira dos Primatas, Cascata Gabriela, Poço da Cascatinha Taunay e também as cachoeiras nas trilhas da Pedra da Gávea, Transcarioca e Parque Lage – Corcovado.

Veja abaixo as interdições nas estradas Redentor, Sumaré e Dona Castorina:

Estrada Dona Castorina – as restrições de acesso são pela guarita dos Macacos (região do Horto), o acesso pela Estrada Dona Castorina só é permitido até os tapumes da obra para pedestres, ciclistas e motos. Ao chegar no tapume, o visitante precisa retornar pelo mesmo caminho; pela guarita Passos de Pedra (pelo Alto da Boa Vista), o acesso pela Estrada Dona Castorina está liberado para todos somente até a Vista Chinesa (de onde tem que ser feito o retorno pelo mesmo caminho).

Estradas do Redentor e do Sumaré:

A Estrada do Sumaré está bloqueada do cruzamento com a Estrada do Redentor até o cruzamento com a Estrada Roquette Pinto;

A Estrada do Redentor permanece totalmente interditada, em ambos os sentidos, entre a guarita Sapucaia e o Centro de Visitantes Paineiras;

A circulação na Estrada do Sumaré está liberada para quem vem do bairro do Rio Comprido/Tijuca até o cruzamento com a Estrada Roquette Pinto;

Não há interdições na Estrada Roquette Pinto.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: