Rodoviários da Viação Acari entram em greve, por atraso de salários

Funcionários da Viação Acari iniciaram uma greve, nesta quinta-feira (16/01). Motoristas, cobradores, fiscais e funcionários do setor administrativo reivindicam o pagamento de dois meses de salários e o último 13º, que estão atrasados.

A Viação Acari é responsável por oito trajetos dos consórcios Internorte e Transcarioca. A empresa é responsável pelas linhas 254 (Madureira X Candelária), 607 (Cascadura X Rio Comprido), 457 (Abolição X Copacabana), 456 (Norte Shopping X Copacabana), 650 (Marechal Hermes X Engenho Novo), 667 (Madureira X Méier), 686 (Fazenda da Bica X Madureira) e 277 (Rocha Miranda X Candelária).

Os trabalhadores se reuniram na porta da garagem da empresa, em Cascadura. A paralisação atinge cerca de 600 profissionais da categoria. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio), José Carlos Sacramento, as cestas básicas estão em dia, mas o salário chega a ser pago em quatro parcelas dentro do mês. “Os motoristas e cobradores não suportam mais essa situação. Não queremos prejudicar o usuário, mas infelizmente com a falta de responsabilidade por parte da direção da empresa e do próprio consórcio, ele acaba pagando a conta”, disse Sacramento ao Jornal O Dia.

Por causa do movimento em frente da empresa, a Rua Miguel Rangel tem interdições intermitentes, na altura da Rua Santo Sepulcro. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão no local.

Por meio de nota, a Viação Acari informou que está buscando medidas emergenciais para minimizar os efeitos da paralisação. A companhia disse também que está negociando a regularização dos pagamentos que estão em atraso, para normalizar a operação, dizendo que das oito linhas da empresa, uma está funcionando. “A Acari ressalta que a paralisação dos colaboradores é reflexo da maior crise enfrentada pelas empresas de ônibus do Rio de Janeiro. A empresa vem sendo impactada pela redução no número de passageiros transportados e pelo desequilíbrio tarifário”, a viação reforça.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: