Temporal causa congestionamentos de 300 km no Rio

O Centro de Operações Rio (COR) informa que o município entrou em Estágio de Alerta às 18h15 desta quarta-feira (05/02), devido ao temporal. Segundo o COR, a chuva vai se intensificar principalmente na Zona Sul, onde deve chover de forte a muito forte. A chuva mais intensa já passou pelo Centro de Zona Norte. A Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi fechada, em ambos os sentidos, porque foi atingido o critério de interdição de acumulado de chuva acima de 55 milímetros em uma hora. Segundo a Defesa Civil, até o momento, sirenes foram acionadas em 38 das 103 comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da cidade.

Em São Cristóvão choveu mais de 50 milímetros em 30 minutos e a mobilidade está comprometida em diversas ruas e avenidas das zonas Norte, Centro e Sul. O congestionamento atingiu 300 km, quando, nas últimas três segundas-feiras, neste mesmo horário, o acumulado total de congestionamento foi de 100 km. Há registro de diversos bolsões d’água e vias alagadas em diferentes regiões da cidade.

Bolsões d’água causam bloqueios na Rua Barão de Mesquita, na altura do condomínio do Tijolinho. Também há bolsão na Rua Paula Freitas. Na Rua Maxwell, o bloqueio é no sentido Grajaú, nas proximidades da Rua Uruguai.  A Rua Dias da Cruz está interditada na altura da Rua Magalhães Couto. A Rua Teixeira Soares, na Praça da Bandeira, tem bolsão d’água na altura da Rua Pará. Na Tijuca, a Rua Conde de Bonfim apresenta bloqueios no sentido Centro, na altura da Rua José Higino. O bolsão d’água na Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste, na altura de Benfica, afeta os dois sentidos da via.  Em Botafogo, na Rua São Clemente há interdição na altura da Rua da Passagem.

Trens e VLT

A Supervia informa que as composições sentido Deodoro não realizarão paradas nas estações São Francisco Xavier, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo e Méier. No momento o ramal opera com intervalos irregulares e pode aguardar ordem de circulação. Até o momento os demais ramais operam sem alterações.

No VLT, a Linha 1 opera de forma parcial e a Linha 2 está fora de operação por conta de alagamentos ao longo da via. A Linha 1 está fazendo o percurso Parada dos Navios x Santos Dumont; a Linha3, Central x Santos Dumont; e a Linha 2 está fora de circulação.

O Estágio de Alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.

Recomendações

– Adie compromissos; permaneça em local seguro; só se desloque se estiver em área de risco ou em caso de extrema necessidade; e ofereça abrigo a amigos e familiares. Não force a passagem em vias alagadas. Espere a água escoar para continuar o seu deslocamento.

Foto: COR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: