Trânsito tem bloqueios neste fim de semana de pós-Carnaval

Neste sábado e domingo será implantado esquema especial de trânsito no Centro para os desfiles das escolas de samba campeãs do Carnaval e dos megablocos. De acordo com a CET-Rio, a previsão é de que todas as vias sejam liberadas até as 12h de domingo (01/3). Será suspensa a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao Saara.

A recomendação é o uso do transporte público, seja metrô, trens, VLT ou barcas para chegar ao Centro e Sambódromo, devido ao grande o número de interdições de vias e a realização de desfile de blocos de carnaval.

O público que chegar ao Sambódromo de metrô deve desembarcar nas estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze, para assistir o desfile no setor par. Já o público com destino ao setor ímpar deve utilizar a estação Central.

Quem vier de trem deve utilizar a estação Central do Brasil. Mais de 50 linhas de ônibus passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.

Interdições

Nesta sexta-feira (28/02), a partir das 19h, será interditada a Rua Rivadávia Corrêa na altura da Cidade do Samba e às 22h a Via Binário, no sentido Praça Mauá.

À meia-noite de sábado (29/02) serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 14h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (motoristas procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 19h será interditada a Rua de Santana, Avenida 31 de Março e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca no setor ímpar.

Alternativas de circulação

Os motoristas vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá;

Os motoristas vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo;

Quem vem da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverá utilizar o Túnel Marcelo de Alencar;

Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

Megablocos no Centro

As interdições de trânsito serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões.  A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.

Dois megablocos desfilam na Avenida Presidente Antônio Carlos durante o carnaval:

Bloco da Anitta, no sábado (29/02)

Monobloco, no domingo (01/03)

As concentrações estão previstas para as 7h, na Avenida Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes). O desfile do Bloco da Anitta será às 8h, e, do Monobloco, às 9h. Eles seguirão pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, ambos com término previsto para as 12h.

A partir das 5h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul terão que desviar pelo Túnel Marcello Alencar para acessar a Avenida Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Avenida Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e na Zona Norte.

Haverá interdição da pista lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária e suspensão do estacionamento de suporte da Saara, na Presidente Vargas.

Foto Divulgação Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: