Operação dos trens da Supervia sofrerá ajustes a partir deste sábado

A SuperVia inicia, neste sábado (28/03), os ajustes temporários na operação dos trens, para adequá-la à nova dinâmica de distribuição de passageiros. A concessionária tem registrado gradativa redução de demanda e mais de 74% já deixaram de utilizar o sistema, atendendo a orientação do governo do estado de ficar em casa para se proteger do Covid-19. As mudanças incluem ajustes nos intervalos e na grade horária dos dias úteis e dos fins de semana.

Aos sábados e domingos, trens dos ramais Japeri e Santa Cruz serão paradores, durante todo o dia, e atenderão as estações do ramal Deodoro. Também nos fins de semana, no ramal Saracuruna, as composições circularão direto entre Saracuruna e Central do Brasil, sem necessidade de transferência em Gramacho. Aos sábados, até 9h, haverá partidas intercaladas para Gramacho.

Aos domingos, a operação dos trens começará mais cedo nos ramais Santa Cruz e Saracuruna e encerrará mais tarde no ramal Saracuruna. No ramal Santa Cruz, haverá acréscimo de viagem e antecipação da primeira partida do dia do terminal Santa Cruz para a Central do Brasil, de 5h32 para 4h55. No ramal Saracuruna, haverá antecipação da primeira partida do dia do terminal Saracuruna para a Central do Brasil de 6h01 para 5h33 e acréscimo de seis viagens no ramal. A última partida da Central do Brasil para Saracuruna passa de 18h55 para 20h15 e a última partida de Saracuruna para a Central do Brasil passa das 18h41 para 19h33.

Segundo a concessionária, entre outras medidas, para enfrentar a pandemia, foram contratadas equipes extras para realizar a higienização das composições, catracas e validadores e reorganização da rotina de seus colaboradores para protegê-los. A SuperVia informou também que desenvolveu campanhas de conscientização em seus canais, estimulando a população a ficar em casa. “Todos os ajustes estão sendo implementados em respeito às determinações do governo do estado, em especial ao Decreto nº 46.983, que determinou as restrições nos sistemas de transportes, e serão avaliadas de perto no dia a dia”, disse a nota da concessionária.

Os clientes estão sendo informados por meio dos canais de comunicação da empresa, como o sistema de áudio dos trens e estações, o site, o aplicativo, os perfis da concessionária nas redes sociais e o SuperVia Fone (0800 726 9494).

Manutenções programadas para o fim de semana

Sábado (28/03)

Ramal Santa Cruz

Das 10h às 18h, haverá serviços de manutenção em cabos da rede aérea, no trecho entre Bangu e Santíssimo, sem alteração na circulação dos trens.

Ramal Japeri

Haverá manutenção em cabos da rede aérea, das 10h às 18h, entre Engenheiro Pedreira e Queimados, sem alteração na operação dos trens.

Domingo (29/03)

Ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri

Serão realizados serviços de manutenção na via férrea, nas proximidades da estação Central do Brasil, das 7h às 22h. Em função disso, durante toda a operação comercial, haverá mudança na fidelização das plataformas de embarque dos ramais Santa Cruz e Japeri. O sistema de áudio e a equipe da estação informarão aos passageiros sobre as alterações.

Ainda nestes ramais, das 7h às 8h30, serão realizados serviços de limpeza, entre as estações Méier e Olímpica de Engenho de Dentro. Durante a manutenção, trens para Japeri e Santa Cruz não farão paradas nas estações Méier, Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo. De acordo com a origem e o destino pretendidos, os passageiros deverão realizar transferências nas estações Olímpica de Engenho de Dentro ou São Francisco Xavier.

Ramal Japeri

Das 8h às 22h, haverá manutenção na via férrea no trecho entre Deodoro e Olinda. Ainda neste ramal. das 10h às 18h, serão realizados serviços de manutenção em cabos da rede aérea, entre Nova Iguaçu e Queimados.

Ramal Belford Roxo

Das 8h às 19h, serão realizados serviços de manutenção na via férrea entre Cavalcanti e Mercadão de Madureira.

Ramal Saracuruna

Haverá manutenção em cabos da rede aérea, das 9h às 18h, entre Parada de Lucas e Gramacho.

Ramal Santa Cruz

Entre as estações Campo Grande e Santíssimo, será realizada a manutenção da via férrea das 9h às 18h, sem alteração na circulação dos trens.

Foto divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: