Uso de máscaras será obrigatório no Rio a partir desta 5ª feira

O uso de máscaras passa a ser obrigatório nas ruas, estabelecimentos comerciais e ambientes de trabalho, no Rio, a partir da próxima quinta-feira (23/04).  A obrigatoriedade também vale para o transporte público ou privado de passageiros. Quem não usar as máscaras poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

A determinação foi publicada em edição especial do Diário Oficial neste sábado (18/04), como medida de combate ao coronavírus.

Quem descumprir as determinações está sujeito à multa, mas os valores ainda não foram divulgados. De acordo com o texto, as secretarias municipais de Saúde, Ordem Pública e Assistência Social publicarão uma resolução conjunta para regulamentar o decreto.

Como fazer a manutenção

Cada pessoa deve possuir cinco unidades, confeccionadas, preferencialmente em tecidos de algodão, que não devem ser compartilhadas.

Cada máscara pode ser usada por até 3 horas e deve ser lavada separadamente, com água e sabão, após ficar de molho em solução de água com água sanitária ou outro desinfetante, por 20 a 30 minutos. Ela deve ser passada com ferro quente após secar, e guardada em um recipiente fechado antes do uso.

Prefeitura distribuirá máscaras

A Prefeitura vai distribuir um milhão de máscaras feitas de celulose, biodegradável e com design mais eficiente para evitar a contaminação do lado interno. As máscaras são descartáveis e podem ser usadas durante um dia. A distribuição será iniciada a partir de segunda-feira (20/04) em estações do BRT.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: