Niterói vai flexibilizar medidas restritivas a partir de 5ª feira

A Prefeitura de Niterói vai começar a flexibilizar nesta quinta-feira (21/05) as regras de isolamento, que entraram em vigor no dia 19 de março. Os bloqueios sanitários, como tomada de temperatura nas vias limítrofes com outros municípios, vão permanecer. E serão estendidos a outros pontos da cidade.

Tanto nos locais de atividades comerciais quanto nas áreas públicas, o uso da máscara continuará obrigatório – há uma multa de R$ 180 para quem for flagrado descumprindo essa determinação. “Estamos vencendo essa batalha, mas não vencemos a guerra. E a guerra será longa” disse o prefeito Rodrigo Neves nas redes sociais.

Poderão voltar a funcionar, respeitando uma taxa de ocupação de 50% do espaço, oficinas mecânicas, lojas de construção, atividades ligadas à construção civil, lojas de bicicletas, lojas de colchões, serviços médicos, fisioterápicos e odontológicos, óticas, concessionárias de automóveis, repartições públicas e salões de beleza.  A circulação pelo calçadão da orla e pela areia da praia também deve ser autorizada em horário restrito, das 6h às 9h e das 16h às 20h.

Bares e restaurantes seguem em sistema de delivery. As aulas estão suspensas até 30 de junho e, esse prazo pode ser prorrogado.

A abertura gradual está sendo planejada por técnicos da prefeitura, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e representantes de entidades empresariais, e será divulgada nesta terça-feira (19/05) pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT).

“As ações da Prefeitura de Niterói estão sendo desenvolvidas com base na ciência e na análise de experiências internacionais que foram bem-sucedidas no combate ao coronavírus. É importante ressaltar que o isolamento social continua sendo a nossa maior arma e que só devemos sair às ruas em caso de extrema necessidade, e sempre usando máscaras. Contamos com o apoio, a perseverança e a disciplina dos niteroienses para o sucesso dessa transição gradual para uma nova normalidade”, afirmou o prefeito, em pronunciamento feito pelas redes sociais no domingo (17/05).

Classificação de risco

A Prefeitura estabeleceu um sistema de classificação por cores para determinar o nível de gravidade de contaminação do coronavírus: Preto – descontrole total da epidemia; Vermelho – situação muito grave; Laranja – atenção máxima; Amarelo – situação de alerta; Verde – retorno à normalidade.

Atualmente, a cidade está no estado laranja e a expectativa é que entre no amarelo a partir de junho. Caso essa situação se confirme, shoppings, centros comerciais, bares e restaurantes poderão voltar a funcionar. Parques, praças e clubes também deverão voltar ao funcionamento em junho.

Cinemas e teatros ainda não têm previsão de reabrir. No entanto, dois drive-ins serão instalados no Caminho Niemeyer, no Centro, e próximo ao Clube Naval, em Charitas.  

As medidas de afrouxamento da quarentena estarão sujeitas a reavaliações. Caso a situação da epidemia de coronavírus na cidade piore, novas restrições severas poderão ser implementadas.

Foto: redesosciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: