Transportes ficam lotados devido à flexibilização

O afrouxamento da quarentena no Rio aumentou o volume de trânsito e o de circulação de passageiros durante esta semana. Na manhã desta sexta-feira (05/06), havia aglomeração na estação do BRT de Mato Alto e os ônibus deixavam o local com passageiros em pé. Por volta das 7h30, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes estavam na estação aplicando multas e orientando passageiros, mas, mesmo assim, muitas pessoas continuavam a esperar pelos ônibus na estação. A cozinha Maria Fernanda dos Santos disse todos os dias enfrenta aglomeração na estação e pega ônibus com passageiros em pé na estação Mato Alto. “Muitas vezes viajo em pé porque se esperar para ir sentada, acabo chegando atrasada ao trabalho”, reclama Maria Fernanda.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, durante a manhã, 35 agentes atuaram em cinco terminais e estações do BRT: Alvorada, Santa Cruz, Pingo D´Água, Mato Alto, e Madureira. Ao todo, 166 multas foram aplicadas por irregularidades cometidas na prestação dos serviços, principalmente por transporte de passageiros em pé nos ônibus.

Os fiscais orientam os passageiros sobre os cuidados necessários para evitar lotação e aglomeração, além de verificar o intervalo dos ônibus, a higienização e o estado de conservação dos coletivos, o funcionamento dos painéis de previsão de chegada dos ônibus, a operação das bilheterias, a disponibilização de orientação quanto ao novo coronavírus, o transporte de passageiros somente sentados e o uso de máscara pelos motoristas.

“Sabemos que o setor de transportes é fundamental para a retomada das atividades econômicas da nossa cidade. Por isso, os fiscais da secretaria estão atuando para garantir que o deslocamento dos cariocas seja realizado com segurança, preservando, sobretudo, a saúde de todos: passageiros e motoristas”, declarou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.

 Trens da Supervia lotados

Todos os ônibus que saíam da Baixada Fluminense para o Rio continuam restritos. A ú nica opção é o trem. Na manhã desta sexta-feira, a estação de Saracuruna, em Duque de Caxias, estava lotada e as composições circulavam cheias. É um descaso total com o usuário. Trens e estação com aglomerações”, disse um internauta.

A Supervia informou que, nesta semana, foram registrados 20 mil passageiros a mais no sistema ferroviário em comparação com a semana passada. A empresa disse que, devido à pandemia, muitos funcionários estão afastados e que maquinistas retomam seus postos aos poucos até esta sexta-feira (05/06). É um descaso total com o usuário. Trens e estação com aglomerações”, disse um internauta.

O trânsito na cidade também ficou mais intenso com a retomada dos serviços. Na manhã desta quinta-feira (4), o engarrafamento foi 4 vezes maior do que nas últimas 3 semanas. No horário de pico, às 18h, as retenções chegaram aos 26 km, número 20 vezes maior do que o anterior.

Foto: Reprodução de TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: