Prefeitura Rio define normas de proteção nos ônibus e nos BRTs

O município do Rio divulgou novas medidas de proteção para o uso de transporte público durante a flexibilização do isolamento social. As normas, publicadas no Diário Oficial nesta quinta-feira (25/06), levam em conta o aumento gradativo da demanda de passageiros em razão do retorno das atividades e fazem parte do plano de retomada dos serviços no município.

Conforme adiantou o prefeito Marcelo Crivella na segunda-feira (22/06), os ônibus e BRTs podem circular com passageiros em pé, mas precisam operar com número limitado de passageiros e respeitando a distância de duas pessoas em pé por metro quadrado.

Ainda segundo o decreto, os operadores vão precisar manter um aviso interno nos ônibus sobre a nova capacidade de transporte de passageiros em pé e a distância de afastamento.

Já os passageiros devem permanecer usando máscara de proteção durante toda a viagem.

A prefeitura também recomenda manter as mãos higienizadas, usar o antebraço para espirrar ou tossir, evitar tocar o rosto e preferir o pagamento da passagem com cartão magnético para evitar o manuseio de dinheiro.

O BRT e consórcios também devem continuar desinfetando diariamente os veículos antes do início da operação e higienizar as superfícies de contato no intervalo entre as viagens.

Os ônibus permanecem com a autorização para desligar o de ar-condicionado desde que circulem com as janelas abertas.

Os operadores também precisam continuar a disponibilizar álcool gel 70% aos usuários nos terminais e estações do BRT, que deve manter a organização das filas nos terminais e estações, além de instruir os funcionários a divulgar medidas preventivas.

Segundo a prefeitura, as medidas vão permanecer em vigor enquanto durar a situação de emergência no estado. A fiscalização continua a ser feitas por agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa).

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: