Passageiros do ramal Santa Cruz contarão com mais 4 trens extras

A partir da próxima segunda-feira (05/10), passageiros do ramal Santa Cruz contarão com quatro trens extras: dois no pico da manhã (entre 6h e 7h) no trajeto Santa Cruz – Central e outros dois no pico da tarde (entre 17h30 e 18h10) no sentido oposto. Com essas novas viagens, o intervalo entre as composições nesses horários, que hoje é de 18 minutos, será reduzido para 9 minutos.

O acordo foi firmado em reunião ocorrida nesta quarta-feira (30/09), com participação do secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, e dos deputados André Ceciliano, presidente da Alerj, Lucinha e Waldeck Carneiro.

Medida paliativa

Para o presidente da Alerj, a medida atende de forma emergencial à necessidade da população, mas ainda precisa ser melhorada. “O que conseguimos fazer hoje é isso, mas entendemos que a necessidade da população é pela volta do trem expresso. Essa medida é paliativa, mas vai reduzir o tempo de espera do passageiro na estação. A Casa vai observar a eficiência dessa medida e faremos medições nos próximos 15 dias para verificar se a medida está atendendo à necessidade da população”, afirmou Ceciliano.

A deputada Lucinha lembrou que desde junho deste ano, quando o ramal de Santa Cruz deixou de fazer o serviço expresso, o tempo do trajeto passou de 1h10 para 1h49. “Pego esse trem todos os dias que venho para o Centro da cidade. Com o expresso deixávamos de passar em 34 estações e passávamos apenas por 16, é isso que queremos de volta. A população que está na ponta já voltou com a sua vida ao normal, mas ainda sofre com um serviço precário. Quem está pagando o pato é o trabalhador e isso não pode acontecer. Essa medida não vai resolver o problema”, argumentou.

Em resposta, o secretário explicou que para retornar com o trem expresso seria necessário investir em sinalização e faixa. “Temos que fazer um cálculo para saber quanto de orçamento precisamos para essa obra, mas já adianto que não é barata. Essa não é uma solução que conseguimos aplicar no momento. Estamos trabalhando com um número muito reduzido de passageiros. Por dia, temos cerca de 323 mil, a metade do que transportávamos antes da pandemia. Por isso, conseguimos apresentar apenas essas soluções hoje”, justificou Delmo.

Foto: Divulgação Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: