Governo fará licitação para retomar obras do metrô na Gávea

O Governo do Estado liberou recursos para que seja realizada a licitação de contratação da empresa que irá desenvolver o projeto básico para o reforço estrutural das áreas da estação Gávea do Metrô, atualmente inundadas. A expectativa é de que o edital seja publicado no próximo mês.

Em abril, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) havia cobrado do governo estadual a conclusão da estação Gávea.

“Para concluir a estação, teríamos que desembolsar cerca de R$ 900 milhões, mas, na atual conjuntura do Estado do Rio, não existe essa disponibilidade. Por outro lado precisamos dar uma solução para proteger as pessoas e as estruturas no entorno da estação, e é isso que o estado vai fazer”, explicou o secretário estadual de Transportes Delmo Pinho.

De acordo com o governo, o objetivo é garantir a estabilização definitiva da estrutura, dando segurança à população e às propriedades do entorno. Com a conclusão do projeto básico, prevista para meados de 2021, o estado vai realizar a licitação para a contratação do plano executivo e das obras.

Somente após a conclusão do projeto básico será possível estimar o custo da obra de consolidação estrutural das áreas escavadas.

Haverá mudanças na concepção operacional prevista no projeto original, visando reduzir custos. Inicialmente, seriam instalados 12 lances de escadas rolantes para acesso entre a rua e a plataforma de embarque e desembarque de passageiros. Elas serão substituídas por elevadores de alta capacidade.

Foto: Henrique Freire/Setrans

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.