Metrô, trens, ônibus e barcas terão operação especial no Réveillon

Com as medidas restritivas a toda a orla da cidade para evitar aglomeração na virada de ano, metrô, ônibus e BRTs terão operação especial. Trens e barcas também funcionarão em horário diferenciado. Confira:

Esquema de funcionamento do metrô

O Metrô vai parar de funcionar às 20h na noite de Réveillon, em Copacabana, pela primeira vez desde que chegou ao bairro, em 1998. Na quinta-feira (31/12), as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 5h da manhã e a operação se encerrará às 20h.

No dia 1º de janeiro, feriado nacional do Dia da Confraternização Universal, o metrô funcionará das 7h às 23h. Já nos dias 2 e 3 de janeiro, a operação acontece nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.

Nos três dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio.

Funcionamento dos trens no Ano Novo

A grade de horários, em 1º de janeiro, será de domingos e feriados, com ajustes. A operação entre os dias 28 e 30 de dezembro seguirá os intervalos praticados nos dias úteis. No dia 31 de dezembro, os trens vão circular com a grade horária de sábados, com ajustes. Para programar seus trajetos utilize a seção “Planeje Sua Viagem”, no aplicativo da SuperVia e no site www.supervia.com.br. Outras informações também podem ser obtidas pelo SuperVia Fone: 0800 726 9494.

Ônibus convencionais e BRTs

O Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, informa que após as 20h do dia 31, os coletivos não vão circular nas áreas de bloqueio como a Praia de Copacabana, abrangendo a Avenida Atlântica e a Rua Barata Ribeiro e seus principais acessos, como a Avenida Princesa Isabel. A reabertura das vias interditadas está prevista para as 3h do dia 1º.

Já a operação do BRT no dia 31 será a mesma dos sábados, com circulação das linhas 10 (Santa Cruz-Alvorada, expesso), 11N (Santa Cruz—Alvorada, parador), 12 (Pingo D’Àgua—Alvorada, expresso), 22 (Jardim Oceânico—Alvorada, parador), 25A (Mato Alto—Alvorada, parador) e LECD 33 (Campo Grande—Santa Cruz, parador), no corredor Transoeste; 35 (Madureira—Alvorada, parador), 38 (Fundão—Alvorada, parador), 40A (Madureira—Alvorada, expresso) e 42 A (Madureira—Galeão, parador), no Trancarioca; 51 (Vila Militar—Recreio, parador), 51A (Vila Militar—Alvorada, parador) e 53A (Sulacap—Alvorada), no Transolímpica. A operação depende dos serviços, mas, em geral, o sistema BRT funciona de 4h à 0h.

Barcas

A concessionária informou que não haverá alteração em relação aos anos anteriores, quando as barcas já paravam de circular mais cedo, por falta de demanda durante a virada. Sendo assim, a CCR Barcas informou que vai operar com a grade dos dias úteis na próxima quinta-feira, dia 31, com o trajeto entre Niterói e Praça Quinze sendo feito das 5h30 às 20h30 e da Praça Quinze para Niterói, das 6h às 21h, com intervalos de 15m nos horários de rush (6h às 10h, no sentido Rio e 16h à 19h, sentido Niterói). Na sexta-feira, dia 1º, os horários são os mesmos, mas intervalos serão maiores, ou seja, de uma hora entre as partidas.

As barcas que partem da Praça Quinze com destino a Paquetá terão partidas entre as 4h e 23h10, na quinta-feira, dia 31, no sentido oposto, entre 5h10 e 22h. Na sexta-feira funcionará das 4h às 22 no sentido Paquetá e das 5h30 às 23h30 na direção oposta.

A linha de Cocotá, que não opera nos fins de semana e feriados, vai circular somente na quinta-feira das 6h às 10h20, no sentido Praça Quinze e das 17h20 às 21h50, no sentido Cocotá.

VLT

A circulação do VLT, como em outros anos, não sofrerá alterações, seguindo em horário normal, das 6h à meia-noite, segundo o consórcio que administra o sistema. Os intervalos dos dias 31 e 1º serão em esquema de fins de semana e feriados, variando de 12 a 20 minutos.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: