Prefeitura retira nove toneladas de lixo do BRT e aplica 346 multas

Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou 12 grandes operações dentro e no entorno das plataformas do BRT, que resultaram, em 346 multas de trânsito, 94 fiscalizações a estabelecimentos e ambulantes, 29 abordagens a pessoas em situação de rua, e retirada de nove toneladas de resíduos sólidos. Os resultados foram obtidos de 2 a 10 de janeiro. Segundo a Prefeitura, a força-tarefa, integrada por diversos órgãos municipais, e com o apoio da Polícia Militar, prossegue por tempo indeterminado nos corredores Transcarioca e Transoeste.

Entre as apreensões, segundo a prefeitura, está um simulacro de arma de fogo, encontrado durante inspeção na Estação Gramado, no dia 4, e um quiosque não autorizado no interior da Estação de Madureira, que foi retirado no último sábado (09/01).

“O papel da Secretaria Municipal de Ordem Pública é promover o maior ordenamento dentro e no entorno das estações, aumentando a sensação de segurança da população” ressalta o novo secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As ações conjuntas da Seop complementam o plano que será elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para recuperação do BRT até o final de 2021. A meta foi estipulada pelo prefeito Eduardo Paes, por meio do decreto 48.392, de 1º de janeiro.

Balanço detalhado

Entre as 346 multas de trânsito aplicadas pela força-tarefa, de 2 a 10 de janeiro, 298 foram para veículos de transporte complementar. Destes, 21 foram removidos, incluindo oito piratas. Já por estacionamento irregular, foram 39 autuações, com 27 remoções.

Das 94 fiscalizações no comércio, 28 foram de estabelecimentos, com dois multados, e 66 de ambulantes. Entre os ambulantes, foram registradas 57 desobstruções do espaço público e seis autos de apreensão. Os agentes apreenderam diversos itens, como bebidas, cigarros, acessórios e doces, além de moenda e botijões de gás. Os alimentos foram doados para instituições sociais, como a Associação Civil de Amparo ao Menor A Minha Casa, de Campo Grande.

Com planejamento e integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a força-tarefa reúne efetivos das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), para a fiscalização do trânsito; das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), para a fiscalização do comércio; da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria de Cuidado e Prevenção às Drogas, para atendimento à população em situação de rua; da Comlurb, para limpeza urbana; e da Guarda Municipal e Polícia Militar, que atuam na segurança e suporte aos agentes envolvidos. A Subprefeitura da Barra da Tijuca também participou de algumas ações.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: