BRT: Frota em operação é menos da metade do previsto em contrato

Um estudo realizado pela Secreta Municipal de Transportes (SMTR) sobre a frota de BRTs disponível e as condições dos veículos articulados mostrou que os ônibus em operação correspondem a menos da metade do que foi determinado na concessão. Segundo a Secretaria, estão circulando apenas 199 veículos, em vez dos 413 estipulados na frota prevista em contrato. O consórcio BRT Rio alega que a frota disponível no fim de 2020 era de 306: oito foram queimados, 94 estão quebrados e falta capacidade financeira para a manutenção.

O levantamento revelou também que nos dias úteis de janeiro, houve queda contínua da quantidade de ônibus em circulação na cidade. Segundo a pasta, a situação se agravou muito nos últimos quatro anos até chegar ao ponto atual.

A pesquisa foi realizada com base em dados operacionais fornecidos pelo BRT e complementada pela SMTR, com a retomada da análise das informações do GPS de ônibus e BRTs da cidade, que permitem monitorar os veículos por satélite, e fazer o acompanhamento online da frota em circulação. Segundo a Secretaria, fiscais também fizeram vistorias em 136 estações de BRT e nas garagens dos ônibus articulados.

Plano para reorganizar o BRT

A partir desses números, a SMTR elaborou um plano de ação para reorganizar a distribuição das linhas do sistema BRT e diminuir a concentração de usuários nas estações, principalmente em horários de pico. De acordo com a pasta, estão sendo discutidos com os consórcios e o Ministério Público caminhos para uma mudança do modelo de regulação. Em paralelo, a secretaria disse que começou a desenvolver uma ferramenta de compartilhamento de informações sobre o BRT, com dados sobre cada corredor, com três escalas de prioridade: urgente (necessita de ação imediata); alta (ação extraordinária); e média (manutenção dos protocolos em vigor).

“Estamos cobrando do BRT Rio, que administra o modal, melhorias no serviço prestado à população e o cumprimento do contrato. Teremos novas reuniões com a empresa para buscar soluções”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Além da nova ferramenta, a Prefeitura vai criar um comitê executivo de gestão integrada do BRT. O grupo será integrado por representantes das secretarias municipais de Transportes, Ordem Pública, Conservação, Assistência Social e Especial de Políticas e Promoção da Mulher. Também farão parte as subprefeituras, CET-Rio e Comlurb. O objetivo é aumentar a capacidade de intervenção e priorizar ações conjuntas. O comitê executivo fará reuniões mensais para monitorar a situação operacional do BRT.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: