Paes prorroga medidas de restrição para conter avanço da pandemia

Após o aumento pela procura de emergências de pessoas com Covid-19, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, prorrogou, nesta quinta-feira (11/03), as medidas de restrição, até o dia 22 de março. Em entrevista coletiva nesta manhã, Paes afirmou que subiu 20% o número de pacientes com o coronavírus em UTIs e enfermarias e que 18 casos foram notificados de nova variantes no Rio, um deles residente da cidade.  “Nós não vamos ficar esperando lotar as emergências para fazer alguma coisa. Os números hoje apontam para uma situação difícil daqui a um tempo. Tivemos ano passado em torno de 3 mil pessoas na cidade do Rio que perderam vida na maca. Não puderam ser atendidas. Não vamos ficar esperando lotarem as emergências e as pessoas começarem a morrer”, afirma.

Para tentar diminuir a aglomeração nos transportes públicos, a prefeitura estabeleceu um horário específico de funcionamento para diversos setores econômicos na cidade. O escalonamento levou em consideração o número de trabalhadores de cada setor e os horários de pico nos transportes públicos.

“É uma tentativa de diminuir a pressão sob os transportes públicos que, junto com bares e restaurantes, são os principais vetores de contaminação. Debatemos com diversas instituições também dos setores para chegar a esses horários. A ideia é que as pessoas peguem o transporte em horários diferentes, mas podemos mudar as regras caso a gente observe um comportamento inadequado de algum setor”, disse Paes.

Alterações nas medidas

O prefeito explica que, se os bares não cumprirem as medidas, vão ser fechados por duas semanas. Em caso de reincidência, o alvará pode ser cassado em definitivo. Paes não descartou fazer medidas mais duras na Lapa, Leblon e Campo Grande, bairros onde acontecem muitas aglomerações. “Se identificarmos que alguma área temos uma maior aglomeração, podemos tomar medidas para aquele perímetro. Temos polos como Lapa, Dias Ferreira, Campo Grande. Podemos ter medidas específicas para esses lugares”, comenta Paes.

Paes ainda disse que o governador Claudio Castro irá se reunir com todos os prefeitos da região metropolitana para discutir medidas que possam ser tomadas de forma conjunta de todas as cidades.

Os novos horários de funcionamento:

Serviços: 8 horas às 17 horas;

Administração Pública: 9 horas às 19 horas

 Comércio em geral: 10h 30 às 21 horas

Os estabelecimentos em shoppings e centros comerciais precisam obedecer o horário de acordo com suas atividades.

Veja o que pode e o que não pode:

Bares, restaurantes e quiosques poderão fechar às 21h, e com 40% de ocupação, inclusive em shoppings centers — o take away (retirada) de alimentos está permitido com o delivery (entrega) mesmo após o horário final

Barraqueiros fixos na areia e ambulantes podem fazer atendimento até as 17h

Prestação de serviços tem horário de funcionamento das 8h às 17h

Repartições públicas podem funcionar de 9h às 19h

Comércio, incluindo os shoppings, funcionam das 10h30m às 21h

Academias funcionam com capacidade reduzida sem restrição de horário

Continua proibido permanecer em ruas, espaços públicos e praças entre as 23h e as 5h. A multa para quem descumprir essa medida é de R$ 562,42

Permanecem vetados eventos, festas e rodas de samba

O funcionamento de boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e de artesanato continua proibido

Feiras livres estão liberadas

Atividades que permanecem com as mesmas regras:

    escolas

    agências bancárias

    atividades esportivas

    áreas de lazer

    supermercados

    consultas médicas

    hospitais

    transporte de passageiros

    entrega em domicílio

    veterinários

    atividades essenciais – profissionais de saúde e indústrias

    piscinas, quadras e áreas comuns em condomínios

    cinemas

    postos de combustíveis

    farmácias

    missas e cultos religiosos

    hotéis, pousadas e albergues

    cadeia de abastecimento e logística

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: