Após um ano de pandemia, transporte está à beira da falência

Em um ano de pandemia, os sistemas de transporte público coletivo de todo o país acumularam perdas de R$ 11,75 bilhões. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), os prejuízos foram causados pela queda brusca das receitas decorrente da redução da demanda de passageiros, agravada pela falta de medidas de socorro emergencial específicas por parte do governo federal.

A conclusão do levantamento feito pela NTU, com base em dados consolidados para capitais e regiões metropolitanas no período de março de 2020 a fevereiro de 2021 é de que esse caos ameaça a continuidade dos serviços e sua existência futura, mesmo com o retorno à normalidade.

Para a Associação, a pesquisa reforça a necessidade de derrubada do veto presidencial ao projeto de lei (PL) 3364/20, aprovado no final do ano passado, que estabelecia um auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para apoiar sistemas de transportes (ônibus, trens e metrôs) para cidades com mais de 200 mil habitantes.

O veto poderá ser apreciado esta semana pelo Congresso. O presidente-executivo da NTU, Otávio Cunha alerta que o transporte público não pode parar, e só o poder público pode garantir isso. “Esperamos que os parlamentares estejam atentos para a urgência e importância desse auxílio, fundamental para ajudar estados e municípios a reequilibrarem seus sistemas de transporte, que seguem sendo fundamentais e imprescindíveis para a manutenção das atividades essenciais nesse momento”, afirma Cunha.

O monitoramento realizado pela NTU revela que os impactos negativos da pandemia foram além dos prejuízos financeiros. Destacam-se a interrupção da prestação dos serviços em vários sistemas, realização de demissões em massa de trabalhadores, intensificação da quantidade de paralisações (greves, protestos e/ou manifestações), a insatisfação da população com a redução/interrupção da oferta de transporte público e também a incapacidade do pagamento de salários e benefícios por parte das empresas.

Com queda da demanda de passageiros que chegou a 80% no início da pandemia e que está agora em torno de 40% na média nacional, e sem ações específicas de apoio, as empresas operadoras contaram apenas com as medidas de suspensão de contratos de trabalho e redução de salários adotadas para todo o setor privado.

De acordo com dados do Painel do Emprego da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a flexibilização trabalhista serviu como paliativo, mas não foi suficiente para evitar os 182 movimentos grevistas que atingiram 78 sistemas, por falta de pagamento de salários e benefícios aos colaboradores; nem conseguiram frear a perda de 66.057 postos de trabalho em todo segmento de transporte público,

O presidente da NTU observa que, apesar dos prejuízos, as empresas operadoras estão cumprindo o seu papel de prevenir e evitar a proliferação do coronavírus, com a adoção de protocolos sanitários, oferta de equipamentos de proteção e de produtos de higienização aos colaboradores, além das ações de limpeza e desinfecção permanente da frota de ônibus.

Para a NTU, além de ações pontuais como o auxílio emergencial, o setor precisa de uma solução definitiva que passa pela adoção, por parte do poder público, de um novo marco regulatório para organizar e definir responsabilidades e direitos na gestão e operação do transporte público por ônibus coletivo no Brasil, nos moldes do que foi adotado para o setor de saneamento, ano passado.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: