BRT: Intervenção coloca linha direta entre Santa Cruz e Alvorada

O processo de intervenção temporária na operação e gestão do Sistema BRT começou nesta terça-feira (23/03), com a implantação de linha emergencial expressa, sem parada em nenhuma estação, entre Santa Cruz e Alvorada. A Prefeitura colocou 20 ônibus comuns para fazer o serviço.

Outras ações programadas são a reabertura de estações fechadas, melhorias de infraestrutura, reforço da segurança nas estações, fiscalização sobre invasão de veículos na calha do BRT e o combate ao calote. Será realizada ainda uma avaliação periódica das estações para o planejamento e execução de ações conjuntas com outras secretarias.

A servidora aposentada e ex-presidente da CET-Rio, Claudia Antunes Secin, ficará à frente da intervenção. A prefeitura criou ainda um Comitê Técnico de Acompanhamento da Intervenção, formado por Secretaria Municipal de Transporte, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e Secretaria de Governo e Integridade Pública.

Bilhetagem eletrônica

Além da intervenção do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes prepara um processo de licitação para o sistema de bilhetagem eletrônica, para ter gestão e supervisão diretas sobre o sistema no transporte público da cidade (ônibus convencionais, BRT, VLT e vans). Atualmente, a responsabilidade de operação da bilhetagem eletrônica é, por lei direito e obrigação dos operadores.

A Prefeitura já enviou para a Câmara Municipal projeto de lei que permite ao Executivo ter esse controle. Na segunda-feira (22/03), a secretária de Transportes, Maína Celidônio, participou de uma audiência pública na Câmara para discutir com vereadores a proposta, prestar esclarecimentos e ouvir sugestões sobre a medida.

Ações executadas

A intervenção se estenderá até que uma nova licitação seja concluída e o serviço seja assumido por uma nova empresa. Entre as medidas emergenciais que já foram adotadas, segundo a Prefeitura, está a de recuperar o mais rápido possível veículos que atualmente estão fora de circulação. “Uma empresa especializada vai diagnosticar a totalidade da frota do BRT e identificar os ônibus que exijam uma quantidade menor de reparos para voltarem a circular em menor tempo possível”, diz a nota do Município.  Atualmente, há 130 veículos em circulação de uma frota estimada, por contrato, de 413 articulados.

A equipe de intervenção trabalhará com estrutura e pessoal já existentes do BRT. Os órgãos municipais envolvidos são as secretarias de Ordem Pública, Conservação, Infraestrutura e as subprefeituras da Zona Oeste, Zona Norte, Jacarepaguá e Barra da Tijuca, além da CET-Rio, Guarda Municipal, Rioluz, Comlurb e Centro de Operações Rio.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: