Taxistas de Niterói recebem selo ‘Ande de táxi legal’ nesta 6ª feira

Os taxistas de que circulam em Niterói recebem nesta sexta-feira (23/07) o selo “Ande de Táxi Legal” no estacionamento do antigo supermercado Carrefour. A finalidade é a de evitar que eles se desloquem até a sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), em Piedade. O selo tem por objetivo dificultar a ação de táxis piratas. Até agora 528 veículos já foram adesivados.

A próxima etapa é começar esse trabalho nos demais municípios com as equipes itinerantes. Desde o início da campanha, cerca de 12.274 táxis dos 33 mil que rodam em todo o estado já receberam o selo.

De acordo com o presidente do Ipem/RJ, Kenedy Martins, o selo dará tranquilidade ao usuário. “Se no momento do embarque, o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não o faça e entre imediatamente em contato com o órgão através do 0800 282 3040 ou pelo e- mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h”, explicou.

O deputado Dionísio Lins, presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, acrescenta que, para dificultar qualquer tipo de clonagem, o selo terá sete itens de segurança e sua identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

“O adesivo será afixado do lado direito do para-brisa dianteiro do veículo, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado, e caso haja tentativa de ser retirado do local, ele irá se desfazer, pois é todo picotado justamente para evitar essa possibilidade”, ressalta Dionísio.

 O Ipem/RJ informou ainda que para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: