Rio continua em estágio de Alerta com previsão de chuva forte
O Rio continua em estágio de Alerta, na manhã desta segunda-feira (02/03), devido aos impactos da chuva que atingiu a cidade no fim de semana e, à previsão de chuva moderada a forte para a manhã e tarde desta segunda-feira. Quatro pessoas morreram no temporal que atingiu a capital e outros municípios do estado. Para as próximas horas, de acordo com o Alerta Rio, pode haver chuva moderada a qualquer momento do dia e forte em curtos intervalos de tempo.
Segundo o Alerta Rio, áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera, associadas à atuação de um canal de umidade sobre a região Sudeste, vão manter o tempo instável. Ainda de acordo com o Alerta Rio, entre terça-feira (03/03) e quinta-feira (05/03), o tempo continuará instável devido à formação de um sistema de baixa pressão no oceano.
A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde de terça-feira e a qualquer momento da quarta-feira (04/03). A partir de quinta-feira, a chuva perde intensidade, sendo fraca a moderada a qualquer momento do dia. As temperaturas se manterão amenas.
Problemas nos trens
A Supervia informa que em função de imprevistos técnicos no sistema de sinalização nas proximidades da estação Triagem, os trens no trecho Central do Brasil-Gramacho e no ramal Belford Roxo operam com intervalo irregular. Até o momento a circulação está normal nos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro. BRT, VLT e Metrô operam normalmente.
Recomendações para o Estágio de Alerta
O Estágio de Alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões. Siga as recomendações a seguir:
Adie compromissos;
Permaneça em local seguro!;
Só se desloque se estiver em área de risco ou em caso de extrema necessidade;
Ofereça abrigo a amigos e familiares.
Segundo o Centro de Operações Rio (COR), equipes atuam para escoar água em 19 pontos na Zona Oeste e retirada de três de árvores que caíram em Paquetá, São Conrado e na Taquara. O Mergulhão Billy Blanco U, na Barra da Tijuca, está liberado. A Estrada do Catonho está parcialmente interditada.
Foto: Centro de Operações Rio