Prefeitura do Rio assina contrato de concessão da bilhetagem digital

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, assinaram nesta quarta-feira (21/12), no Palácio da Cidade, o contrato de concessão da operação do sistema de bilhetagem digital ao consórcio Bilhete Digital. Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, o novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária e permitirá o monitoramento da demanda de passageiros em todas as linhas, com maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

“O mais importante é que a partir de agora passamos a ter um sistema muito mais eficiente e uma mudança naquilo que é a raiz do problema de transportes: com esse contrato acabamos com a “caixa-preta” dos transportes, ou seja, a Prefeitura passa a saber aquilo que se arrecada no sistema, para onde os ônibus vão, com que frequência, a quantidade de pessoas e com quantas pagando. Isso vai ajudar muito a regularmos melhor o sistema, a fazer os subsídios adequados e a ter mais transparência”, afirmou Eduardo Paes.

Formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Alto Tijuca Participações Ltda, o consórcio Bilhete Digital foi o vencedor do processo de licitação ao apresentar a melhor oferta, com outorga de R$ 110 milhões.

A operação do novo sistema de bilhetagem do transporte público está prevista para começar no primeiro semestre de 2023, no sistema BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de bilhetagem digital comece a ser operado em 2024. A concessão será pelo período de 12 anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período.

Vantagens para os usuários

No sistema de bilhetagem digital serão aceitos diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code, PIX e celular. Haverá ainda facilidade na recarga e na troca de cartões e também na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar a sua conta de forma 100% online e em tempo real, por meio de aplicativo, e receberá o primeiro cartão gratuitamente.

Para facilitar o atendimento, a concessionária vai disponibilizar 12 pontos de atendimento presencial e triplicar a rede de venda e recarga hoje existente. Além de fazer a recarga em máquinas de autoatendimento (ATM), o usuário poderá utilizar a recarga online, por meio de site e aplicativo. O crédito entrará no momento da recarga.

“O cidadão passa a ter um sistema de recarga no cartão muito mais fácil, que cai em cinco minutos, e mais postos de atendimento. Além disso, será possível fazermos outras integrações, com a Bike Rio, por exemplo. Ou seja, um serviço de muito mais qualidade. E, principalmente, o saldo que o usuário deixa de usar por um ano não vai mais se perder. Esse dinheiro será sempre do usuário. E, para a Prefeitura, com este sistema conseguiremos planejar muito melhor a rede, porque vou conseguir saber exatamente qual a demanda em cada ponto da cidade”, disse Maína Celidonio.

Reconstrução do transporte público carioca

Durante o evento, o prefeito também destacou todos os esforços que a Prefeitura do Rio está fazendo para reconstruir o transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi o principal, com destaque para a compra de 561 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.
Outro destaque foi o acordo com as empresas de ônibus para a retomada de 64 linhas de ônibus que estavam inoperantes, com priorização das áreas mais necessitadas, com foco nas zonas Norte e Oeste.

Com informações da Prefeitura do Rio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: