Semove promove iniciativas para tornar a mobilidade mais verde
Reduzir em 81% a emissão de gases poluentes, em 59% o consumo de água e aumentar o desempenho e eficiência dos ônibus são os resultados alcançados pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) apresentados no primeiro Relatório de Sustentabilidade lançado, este mês, pela entidade.
O documento mostra uma diminuição de 81% das emissões de poluentes no transporte público de passageiros por ônibus na Região Metropolitana do Rio, em 2023, em relação ao ano de 2011, principalmente em decorrência da renovação de frota, com aquisição de veículos Euro V. Atualmente, 80% dos coletivos são desse modelo. Com a entrada dos novos ônibus Euro VI a partir de 2023, de acordo com as estimativas, essa redução chegará a 87% em 2030, considerando a substituição dos veículos mais antigos.
A diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, explica que relatório permitiu conhecer a quantidade de emissões de gases geradas pelo setor no ano passado e o retroativo até 1998. Além disso, foi possível constatar que houve uma redução de aproximadamente 2,55 milhões de toneladas de CO2 e mais de 50 mil toneladas de material particulado, que deixaram de ser emitidos na atmosfera, junto a uma economia de quase 900 milhões de litros de diesel não queimados. “Isso facilita o planejamento e implantação de programas e práticas visando à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, justifica.
Ações ambientais e reúso de água
Em 12 anos, desde a implementação do primeiro sistema de reúso de água na operação das empresas de ônibus foram economizados 773 milhões de litros de água nobre, o equivalente a 309 mil piscinas olímpicas. A adoção dessa medida já possibilitou a redução de 59% do consumo de água nas empresas. Atualmente, das 184 viações associadas, 122 têm sistema de reúso de água implantado e em funcionamento, sendo que, em 2011, eram apenas 57 empresas.
O documento destaca também o papel do Centro de Serviços Ambientais (CSA) que oferece consultoria especializada aos 10 sindicatos de empresas de ônibus e mais de 180 empresas a eles filiadas, com ações de educação ambiental, incentivo ao uso de combustíveis e tecnologias alternativas em ônibus, para controle das emissões de gás carbônico e o reúso da água.
Foto: Divulgação.