Alerj e Detro-RJ lançam ‘Não finja que não me viu! Ceda o lugar!’
A campanha educativa “Não finja que não me viu! Ceda o lugar”, lançada nesta quarta-feira (14/08) tem o objetivo de conscientizar os passageiros sobre a Lei, que garante que todos os assentos dos transportes estaduais são preferenciais para pessoas idosas, gestantes, com deficiência ou limitação de locomoção temporária, pessoas obesas e aquelas com crianças de colo.
A iniciativa, da Comissão da Criança do Adolescente e da Pessoa Idosa, da Alerj, do Detro-RJ e da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), visa a atender as denúncias recebidas pela Alerj e pelo Detro de violação dos direitos dos idosos nos transportes públicos, principalmente no que se refere ao cumprimento da lei que garante assento prioritário a eles. “É preciso educar os usuários de transportes, fazê-los entender que ceder o lugar vai muito além de uma obrigação legal”, afirma o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão da Alerj.
A Comissão da Alerj disponibiliza atendimento por meio dos telefones 0800-023-0007 e 0800-023-9191, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já para entrar em contato com o Detro-RJ, o número é (21) 3883-4141, que funciona nos mesmos dias e horários.
A campanha prevê ações educativas como palestras em escolas, capacitação continuada de motoristas e funcionários e distribuição de panfletos dentro de ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários.
Foto: Divulgação/Alerj.