Trecho Paula Mattos, do Bonde de Santa Teresa é reativado
Com a conclusão do primeiro trecho das obras de recuperação dos bondes de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos, foi reativado, de forma experimental, o trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola. As composições vão circular de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, e apenas para moradores, que têm gratuidade poderão embarcar.
Com um investimento de cerca de 70 milhões, as obras de revitalização do sistema foram iniciadas em janeiro de 2024 e foram inauguradas 13 anos após o acidente que vitimou seis pessoas. As intervenções atendem a uma reivindicação antiga da população, que aguarda a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos.
Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram registrados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras ocorrem em dois ramais e o próximo a ser inaugurado é o Silvestre, que faz a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.
“Vamos seguir avançando para entregar o trajeto original completo para a população, até o Silvestre”, destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Além do incremento no quadro profissional, que desde abril já conta 34 novos funcionários (16 motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores), mais de 1.000 metros da via permanente e da rede aérea já foram totalmente renovados. A chegada dos novos motorneiros possibilitou a redução dos intervalos entre as viagens, beneficiando moradores e turistas. E, além disso, em maio, o sistema recebeu o reforço de mais um coletivo, passando a contar com cinco bondes.
Moradores e comerciantes têm mais opções de transporte
A inauguração do primeiro trecho do bonde de Santa Teresa, entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, teve a aprovação de moradores e comerciantes da região. Gerente de um bar na Rua Paschoal Carlos Magno, Alexandre Túlio Paixão, de 47 anos, comemorou a entrega do novo trajeto: “Esse é um trecho que estava sendo aguardado pela população há alguns anos. Será bom para o morador, para o turista e para o comércio. Todos saíram ganhando. Foi uma entrega muito importante”.
Morador de Santa Teresa há 19 anos, o mestre de capoeira Vandick Sales, de 72 anos, comemorou a inauguração do primeiro trecho das obras. Apesar de ter uma moto, ele conta que prefere usar o bonde quando vai ao Centro da cidade.
“O bonde é um transporte tranquilo e seguro. Também gosto de observar as pessoas no transporte. Tenho a possibilidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo. Andar de bonde é muito bom. Além disso, não pago passagem porque sou morador e chego ao meu destino bem rápido”, comentou Sales.
Foto: Divulgação.